NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ídolos do Santos FC: Lima - O Curinga de luxo



Ficha Técnica:

Nome: Antônio Lima dos Santos (LIMA)

Apelido: Curinga da Vila

Nascimento: 18 de janeiro de 1942, em São Sebastião do Paraíso (MG)

Posição de origem: Volante (Jogou em todas as posições, menos no gol)

Clubes em que atuou: Juventus, Santos, Jalisco (México), Fluminense, Tampa Bay (EUA) e Portuguesa Santista.

Títulos: Pelo Santos FC foi Bicampeão da Copa Libertadores (1962 e 63) e Mundial (62 e 63). Sete vezes Campeão Paulista (61, 62, 64, 65, 67, 68 e 69).

Em 1960, o Peixe contratou junto ao Juventus o volante Antônio Lima dos Santos, que ficaria conhecido durante os 11 anos que defendeu o Alvinegro como o "curinga da Vila". Lima chegou ao time do litoral para desempenhar a função de volante na equipe, em substituição a Urubatão, que também tinha feito a fama como curinga, mas logo o treinador percebeu que o atleta poderia ter ainda mais utilidades.

"Fui contratado como médio-volante, mas no Campeonato Brasileiro da época, a Copa Brasil, os dois laterais se machucaram. Fui o escolhido pelo treinador para substituí-los. Só pedi para treinar antes", explica o ex-jogador.

O curinga, inclusive, se orgulha em dizer que só não jogou de goleiro durante sua carreira. Em um amistoso entre Santos e Parnathinaikos, da Grécia, o jogador deu um verdadeiro exemplo de sua versatilidade ao desempenhar cinco funções diferentes durante a partida. Lima começou o jogo atuando como lateral-direito, mas logo precisou ser deslocado para o meio-campo devido à contusão de um volante.
No amistoso, o atleta ainda atuou nas duas posições da defesa e na armação das jogadas. Apesar de sua versatilidade ser elogiada pelos treinadores com os quais trabalhou, Lima admite que também recebeu muitas críticas da imprensa.

"Algumas pessoas e a imprensa falavam que eu deveria ter ficado em uma posição. Mas eu não pedi para ser curinga, é algo nato da pessoa. Sempre tive facilidade em desempenhar essa função. Fui convocado para a seleção em quatro ou cinco posições diferentes. Para mim, isso é maravilhoso", comenta o ex-atleta.

Apesar da facilidade em desempenhar diferentes funções, o jogador ex-santista admite que sua preferência era jogar como volante.

LIMA, PELÉ E O PAR DE SAPATO

Quando chegou a Santos, Lima seguiu os passos da maioria dos atletas do Peixe e alugou um quarto na pensão da dona Georgina, onde moravam 15 jogadores do clube, dentre os quais estavam Pelé, Dorval, Coutinho e Sormani.
Logo que chegou à pensão, o atleta passou por uma situação engraçada envolvendo uma pessoa que se transformaria em um de seus maiores amigos no futebol: Edson Arantes do Nascimento. Empolgado com a transferência para o Santos, Lima comprou um sapato de couro para sua apresentação no clube da Vila Belmiro. Quando chegou à pensão, o curinga colocou o calçado no quintal para tomar sol e perder um pouco o cheiro de couro.

O jogador, então, pediu à dona da pensão para que recolhesse o sapato ao final da tarde. Imediatamente, Georgina correu em direção ao quintal, mas era tarde. O doberman que Pelé criava já havia destruído o calçado novo do companheiro de equipe. Às gargalhadas, o camisa dez do Peixe prendeu o cão e prometeu cobrir o prejuízo de Lima.

"Comeu praticamente o sapato todo, só sobrou a sola. Estou esperando ele me ressarcir até hoje. Ainda não ganhei o novo sapato", brinca Lima, bem-humorado.

A amizade entre os companheiros de clube foi além dos gramados. A primeira esposa de Pelé, Rose, é irmã da mulher de Lima, Vera Lúcia, o que ajudou a fortalecer a ligação entre os dois.

"Converso direto com o Pelé. A filha dele, Kelly, que é minha sobrinha, chega a passar três semanas em casa quando vem ao Brasil. Nossa amizade é absolutamente normal. Mas tenho que levar em consideração que ele não é uma pessoa comum", explicou.

Além de ter feito amizade com Pelé, o ex-curinga ainda destaca que a época em que morou na pensão de dona Georgina também o ajudou pela convivência com outros craques.
"Depois das partidas, tinha o jogo da verdade em casa. Cada um admitia o que fez de errado para corrigir na próxima partida", revelou.

Atualmente, com a escassez de craques no futebol brasileiro, é cada vez mais comum ver times que possuem jogadores que atuam em várias posições. Para a maior parte dos torcedores, esse tipo de atleta conta com a versatilidade para compensar a falta de técnica. Apesar das características atuais dos curingas, um dos primeiros jogadores a desempenhar tal função no futebol não tinha seu talento questionado. Pelo contrário, era um dos titulares do Santos da Era Pelé.


Atualmente o ex-jogador Lima é técnico das categorias de base do Santos FC.

Entrega das medalhas de ouro do bi-mundial conquistado pelo Santos em 1963. À frente, da esquerda para a direita, estão: Pelé, Lima, Ismael e Mauro Ramos de Oliveira. Atrás deles, encobertos (também da esquerda para a direita): Zito, Toninho Guerreiro, Almir Pernambuquinho, Haroldo e Calvet.


Maravilha esta foto de 1963, toda autografada! Lima é o primeiro em pé, vem a seguir: Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados, o melhor ataque de todos os tempos: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. 


Eu e Lima, em 2007 ao lado da Vila Belmiro. Naquele momento, Lima preparava-se  para dar treinamento ao sub 15, que contava na época com Neymar, com 15 anos. Aliás, quem clicou esta foto foi o nosso ídolo, agora do Barcelona. Eu pedi para o Lima chamar o Neymar para tirar uma foto com ele. Lima bateu a foto minha com Neymar e após, Neymar clicou a foto acima!

ESTA MONTAGEM COM O LIMA E O GOLEIRO CEJAS,
CONFIRMA SUA CONDIÇÃO DE CURINGA!

Nenhum comentário: