NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Histórias do Santos FC (13) - 1958

Não deixem de ver as postagens anteriores desta série!



Santos FC 1958 -  Máquina de fazer gols


Em pé: Lula (técnico), Feijó, Dalmo, Zito, Fioti, Urubatão, Manga,Laércio, Hélvio e Getúlio. Agachados: Dorval, Hélio, Álvaro, Afonso, Pagão, Guerra, Pelé, Pepe e Macedo (Massagista).


A campanha no Campeonato Paulista de 1958, quando o Santos voltou a faturar o título, foi simplesmente extraordinária. Não faltaram goleadas históricas, principalmente sobre o Nacional (10 x 0), Guarani (8 x 1 no turno e 7 x 1 no returno) e no grande rival Corinthians Paulista (6 x 1). Foram 143 gols marcados em 38 jogos. Pelé foi o artilheiro com a incrível marca de 58 gols. Nos três anos seguintes, o time continuou fazendo mais de 100 gols no Paulistão.

A 1ª divisão do Paulistão de 1958 foi disputada por 20 times, que jogaram entre si em turno e returno, sendo campeã a equipe que somasse mais pontos ao fim do torneio. O campeão, garantia também a vaga na Taça Brasil. O último colocado seria rebaixado à 2ª divisão do ano seguinte, sendo substituído pelo campeão da mesma.

O certame iniciou-se no final de maio, mas os times grandes somente tiveram seus primeiros jogos em julho, pois estes haviam cedido jogadores para a Seleção Brasileira que disputou e venceu o Mundial em junho.

Como era de se esperar, um time com a excepcional campanha descrita nas primeiras linhas do post não viria a ser campeão na última rodada do torneio. Porém, o São Paulo F.C., campeão paulista de 1957, apresentou um ótimo desempenho, o que fez com que se conhecesse o campeão somente na penúltima rodada, quando o Santos goleou o Guarani por 7x1, em Campinas.

Já nesta época, o Santos FC realizava verdadeiras maratonas de jogos amistosos e torneios (incluindo o Rio-São Paulo), realizados no Brasil e no exterior.

Abaixo, você pode verificar um resumo do que o Santos FC realizou em 1958.

Dados de jogos do Santos FC na temporada 1958

JOGOS - 81
VITÓRIAS - 52
EMPATES - 13

DERROTAS - 16
GOLS PRÓ - 252 (MÉDIA 3,11 GOLS/JOGO)
GOLS CONTRA - 119 (MÉDIA 1,46 GOL/JOGO)
SALDO - 133

Uma das formações em 1958. Em pé: Ramiro, Airton Pavilhão, Veludo, Scotto, Dalmo e Zito.
Agachados: Dorval, Jair da Rosa Pinto, Pelé, Pagão, Pepe e o Massagista Macedo. 

(Não deixem de ver as próximas postagens desta série)



3 comentários:

Beda disse...

Olá Célio. Em uma das fotos da formação de 1958, está relacionado o jogador Aírton Pavilhão, erroneamente chamado de Ailton (com L). Por ser um lenda como jogador do Grêmio (e inclusive o apelido "pavilhão" vem de uma troca realizada entre o Grêmio e o Cruzeiro de Porto Alegre, na qual foi dado um pavilhão pelo passe do Aírton), acredito ser de bom tom a correção da caligrafia do nome.
Parabéns pelo blog!

Beda disse...

A tempo...a troca foi realizada com o Força e Luz...

Célio Pegoraro disse...

-Olá Beda, obrigado pela informação cuja correção já foi realizada. Sempre que perceber alguma falha ou tiver alguma crítica ou sugestão, favor deixar seu recado, pois isso, é muito importante para nós. Obrigado também por acessar este blog. Abraços