NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


domingo, 18 de dezembro de 2011

Tristeza! O sonho acabou...



Meus amigos, o que todos temiam aconteceu. O Peixe entrou em campo nervoso e respeitando demais o time do Barcelona. Não vou usar as palavras falta de raça porque gosto demais do Santos FC. Vou usar, "falta de pegada".
Foi principalmente isto que faltou ao time.

No primeiro tempo então, parecia que estavam engessados ou sonolentos. Faltou sangue nos olhos, coração no bico da chuteira. Parecia que o Barça jogava com 15 e o Santos com 9.

O time só observava o adversário jogar, sem chegar junto. Tanto que cometeu só 5 ou 6 faltas e não levou nenhum cartão na etapa inicial. Num jogo como este, que é o jogo da vida de todos os jogadores, tem que sujar o uniforme, tem que ter pegada, fazer falta e por que não, levar cartão amarelo. Além disto, nossa defesa falhou demais. Principalmente Durval  nos dois primeiros gols.

Não estou dizendo que se nossa atitude fosse diferente, teríamos ganho a partida. Apenas que poderíamos ter perdido, mas de forma menos humilhante, sem que o adversário tivesse tanta posse de bola e a enorme facilidade na troca de passes.

Enfim, ficou claro a enorme superioridade do futebol europeu, principalmente do espanhol sobre os sul
americanos, tendo em vista que atualmente não temos em nosso continente algum time que possamos dizer que é melhor que o Santos FC.

Agora só nos resta torcer que nossa diretoria conserte os erros, faça contratações corretas e que o Santos FC retorne em 2012 a disputar o Mundial de Clubes com muito mais experiencia que em 2011.


Em Cascavel, grande números de torcedores se reuniram no Boêmio's Restaurante e Petiscaria no Parque Verde para assistir a partida. Infelizmente só houve festa antes do inicio do jogo, como podemos conferir nas fotos abaixo.

Geraldo, Marcos e Hélio

Olha o Geraldo chegando com os
quadros do Santos FC
Torcida animada que depois do jogo, ficou
bastante decepcionada.






3 comentários:

R. Baroni disse...

Seu Célio,
já conversamos por telefone sobre o jogo, mas também vou expressar aqui minhas impressões sobre o jogo.
Pra mim, o grande culpado pela derrota, ou melhor, pela maneira como a derrota ocorreu, é o Muricy. Eu não gosto, não concordo e nunca concordarei com o denominado "Muricybol", ou seja, o estilo Muricy de se jogar futebol. Além disso, ele escalou muito mal o time. Jamais o Santos poderia ter jogado com 3 zagueiros, especialmente a zagueirada "grossa" e "tosca" do nosso time. Aliás, eu acho que esse é o grande diferencial do Barcelona: o time não tem nenhum jogador "grosso" (exceto o Puyol e o Mascherano). Todos os jogadores, do goleiro ao ponta-esquerda, são habilidosos, ou, no mínimo, sabem tocar direito a bola, e não precisam recorrer ao "chutão". A contrário do Santos que, com três zagueiros ruins, mas muito ruins de bola, rifava a bola a todo o momento. O tanto alardeado 3-5-2, esquema que seria a salvação da pátria (de acordo com a opinião generalizada, inclusive de vários comentaristas), foi, na verdade, o fato que enterrou, de vez, o Santos.
Ademais, junto com a gozação dos rivais, virão vários pseudo-experts em futebol, dizendo que há 1 "abismo colossal", "instransponível" entre o futebol europeu e o futebol brasileiro (ou o futebol sulamericano, de uma forma geral). Pra mim, isso é uma grandíssima besteira. Há, sim, uma fossa abissal entre o Barcelona e qualquer outro time do mundo (ou alguém já se esqueceu do vareio que o Barcelona deu no Real Madrid, dentro do Santiago Bernabeu?). E essa vantagem incomensurável que o Barcelona apresenta sobre todos os demais times, na minha humilde opinião, é imprescindível para o bem do futebol. O Barcelona é exatamente o antídoto contra o estilo de futebol defendido por alguns técnicos, como o Muricy e o Dunga, por exemplo.
Poder-se-ia perguntar o seguinte: o Santos conseguiria jogar como o Barcelona, ou então algo próximo? Não, acho que não - pelo menos não com esse time e esse treinador. Talvez se tivéssemos outra zaga, 1 lateral esquerdo em forma física, e 1 cara como o Wesley no meio-campo, ao invés do Henrique, e o Dorival Jr. como técnico, talvez conseguiríamos vender mais caro a derrota. Em suma: perderíamos de qualquer forma, mas não da maneira, um tanto quanto humilhante, que ocorreu. E isso é o ponto crucial que precisa ser ressaltado: o pior não foi a derrota, mas sim como ela aconteceu.
Finalizando: eu nunca achei que a vitória seria possível, mas fiquei com dó e vergonha do futebolzinho jogado pelo Santos hoje pela manhã. Mas sempre podemos tirar uma lição de coisas negativas. Quem sabe a diretoria acorda e percebe que, com essa zaga, e sem lateral esquerdo, o time não vai muito longe...

P.s.: agora que já ganhamos o Tri da Libertadores, poderíamos mandar o Muricy embora, e chamar o Dorival Jr. de volta. Honestamente, sinto saudades do time do 1º semestre de 2010, campeão da Copa do Brasil, mas não sinto tanto orgulho assim do time que ganhou a Libertadores.

R. Baroni disse...

Fazendo apenas um pequeno adendo ao comentário anterior: eu sei que é importante ganharmos títulos, e que, às vezes, nem sempre se consegue jogar bonito e ganhar. E também sei que o Muricy tem muito mérito no título da Libertadores. Mas a minha paixão pelo futebol impede que eu concorde com o "Muricybol". Concordar com o "Muricybol" é, de forma muito similar, se render ao "Dunguismo". E nunca na minha vida me permitirei ser partidário do estilo de jogo defendido por caras como o Dunga, C. A. Parreira, e o próprio Muricy.
Na minha visão, ou o Muricy se adequa ao time do Santos, e ao estilo dos jogadores que o Santos tem, e procura elaborar 1 estilo e esquema de jogo minimamente elegante, bonito e condizente com as virtudes do Ganso, Aroucar, Neymar, etc., ou então ele vai embora. Porque, se o contrário ocorrer (o Santos se adequar ao "Muricybol"), o que veremos é algo similar ao que ocorreu nesse ano: talvez ganhemos o Paulista e algum título nacional (Copa do Brasil ou Brasileirão), e sempre teremos chances na Libertadores. Mas, se formor ao Mundial de Clubes, e enfrentarmos o Barcelo, ou algum time de nível parecido, apanharemos feito bêbado...

R. Baroni disse...

Uma última coisa, hehehehe: ridículo, mas muito ridículo mesmo, foram as desculpas dadas pelo Muricy na entrevista coletiva depois do jogo. Uma dessas desculpas, em particular, chamou a minha atenção: ele disse que o Barcelona jogava num esquema de 3-7-0, e que, se porventura algum técnico tentasse fazer isso no Brasil, seria preso. Venhamos e convenhamos: baita desculpinha esfarrapada dada pelo Muriçoca. Se o Santos jogasse no 3-7-0, e aplicasse 1 chocolate no Barcelona, o Santos é que seria colocado no posto de melhor time do mundo, e não vice-versa. Ou seja, para o Muriçoca não adianta querer jogar como o Barcelona, porque no Brasil não daria certo; o esquema mesmo é jogar o tal do "Muricybol" e levar 4, fora o baile, do Barça.
É por isso que digo: o culpado e principal responsável pela derrota é o Muriçoca, e essa concepção simplista e covarde que ele tem do futebol.