NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


domingo, 1 de janeiro de 2012

Histórias do Santos FC (14) - 1959


Santos FC - 1959   Em pé: Lalá, Getúlio, Ramiro, Pavão, Zito e Mourão. Agachados: Dorval,        
                                             Afonsinho, Jair da Rosa Pinto, Pelé e Pepe.

O Santos já era grande em seu Estado, mostra sua força também no Rio-São Paulo. O primeiro título no torneio vem com vitória sobre o Vasco, na final, por 3 x 0 na Vila Belmiro.

A campanha no Paulista também foi espetacular, com 155 gols marcados. Mas a equipe, cansada de tantos jogos (foram 99 na temporada), acaba perdendo o campeonato para o Palmeiras em uma melhor de três.

No primeiro semestre de 1959, o Santos faz uma excursão à Europa e bate um novo recorde: 23 partidas em pouco mais de um mês, quase um jogo a cada dois dias. Desses, perdeu apenas dois. Goleadas em potências como o Barcelona (5 x 1) e a Internazionale de Milão (7 x 1) constaram na campanha. O Santos também conquistou o torneio Tereza Herrera, na Espanha, goleando o Botafogo de Garrincha e Cia. por 4 x 1.

Depois da excursão européia, o Santos volta para cumprir suas obrigações domésticas, no Paulista e na Taça  Brasil. No Paulista, como já comentamos, ficou com o vice. O mesmo aconteceu na Taça Brasil, quando o Alvinegro perdeu nas finais para o Bahia, numa melhor de três.

No segundo semestre, nova excursão, desta vez pelas Américas do Sul e Central (Peru, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, México e Guatemala). Nesta excursão, o Santos conquistou o Torneio Pentagonal de Guadalajara (México), enfrentando na final o América do Rio de Janeiro.



Esta foto foi tirada no Hotel Le Escargot, antes da final do torneio de Guadalajara.
Em pé: Lula (Técnico), Lalá, Calvet, Fioti, Zé Carlos, Dalmo, Zito, Laércio, Formiga, Mauro e o massagista Macedo.    Agachados: Tite, Sormani, Mengálvio, Coutinho, Pagão, Pelé, Ney, Dorval e Pepe.

Títulos do Santos em 1959:
Torneio Rio-São Paulo
Torneio Pentagonal do México
Torneio Dr Mario Echandi (Costa Rica)
Torneio de Valência (Espanha)
Troféu Tereza Herrera (Espanha)

Dados de jogos do Santos FC na temporada 1959

JOGOS - 99
VITÓRIAS - 71
EMPATES - 14
DERROTAS - 14
GOLS PRÓ - 342 (MÉDIA 3,45 GOLS/JOGO)
GOLS CONTRA - 147 (MÉDIA 1,48 GOL/JOGO)
SALDO - 195

Obs. Não deixem de ver as próximas postagens desta série.






Nenhum comentário: