NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Primeiro grande ídolo de Pelé, Zizinho foi o mais completo jogador de sua geração




Tomás Soares da Silva, mais conhecido como Zizinho, ou também "mestre Ziza", nasceu em São Gonçalo no dia 14 de setembro de 1921. Faleceu no dia 08 de fevereiro de 2002, vítima de problemas do coração. Zizinho nunca jogou no Santos FC, mas merece ser destacado com este post especial, visto tratar-se de um grande futebolista e excelente caráter.

Amante do samba e que por vezes arriscava soltar a voz, Zizinho foi um dos mais importantes nomes do futebol de sua época, nas décadas de 1940 e 1950.

Segundo o jornalista João Máximo, o ídolo de Pelé foi o mais completo jogador brasileiro de sua geração: “Era artilheiro que jogava no meio do campo, ou armador que sabia fazer gol”, disse.

Na Copa de 1950 no Brasil, seu estilo de jogar maravilhou os torcedores e ajudou o Brasil a chegar até a final. Apesar da derrota surpreendente de 2 a 1 para o Uruguai, foi considerado o melhor jogador daquela copa. Zizinho é considerado por muitos o jogador mais completo depois de Pelé, tendo marcado 145 gols pelo Flamengo e 31 pela a seleção 

Zizinho defendeu o Flamengo no início da carreira profissional e com o rubro-negro conquistou quatro Campeonatos Cariocas.

Na década de 1950, jogou no Bangu e encerrou sua carreira no São Paulo, onde foi peça fundamental para que o clube paulista conquistasse o estadual de 1957.

Veja  no vídeo abaixo, o emocionante depoimento de Zizinho para o Globo Esporte em 1999. 





Nenhum comentário: