NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 1 de março de 2012

Histórias do Santos FC (17) - 1962

Não deixem de ver as postagens anteriores desta série!







Santos FC - 1962   Em pé: Formiga, Dorval, Olavo, Silas, Maneco, Pagão, Coutinho, Lima, Zito, Dalmo, Pelé, Tite, Zé Carlos, Pepe, Mauro e Laércio. Agachados: Oswaldinho, Ismael, João Carlos, Figueiró, Luis Claudio, Bé, Cacalo, Nenê, Décio Rito e o massagista Macedo.

Neste ano, o Santos sagrou-se tri campeão Paulista com uma campanha fantástica: 102 gols em 30 partidas, média de 3,4 por jogo. A defesa foi a menos vazada com apenas 30 gols sofridos.
O excesso de partidas obrigou a diretoria a formar um segundo time, que se revezava na disputa dos torneios e amistosos e aparece na foto com a camisa listrada. Ainda em 1962, aconteceu a estréia do goleiro Gilmar.

1962 foi o ano do cinquentenário santista e um dos mais especiais que um clube esportivo pode ter. Foi o ano em que o Santos Futebol Clube alcançou o máximo que um time de futebol pode alcançar: campeão estadual, nacional, continental e mundial. O Santos ganhou tudo o que disputou, e só não ganhou o Rio-São Paulo porque não participou, pois dava show numa sequência de amistosos pela América do Sul no início do ano, se preparando para disputar, e vencer a Copa Libertadores da América de 1962..

 O fato é que, naquele momento, com fantásticas exibições em amistosos e torneios jogados na América Latina e Europa, o Santos vinha sendo considerado o melhor time do mundo. Mas para provar esta fama, era necessário chegar ao cobiçado título mundial.

Santos e Benfica já se conheciam: no ano anterior, na final do Torneio de Paris, o Peixe batia as Águias por 6x3, num jogo onde destacava-se a atuação do novato Eusébio, que entrou no 2º tempo, quando o Santos vencia por 5x0, e marcou 3 gols. Inclusive, para os europeus, o jovem moçambicano já era considerado um novo rei do futebol.

Este foi o time que entrou em campo no Maracanã para a primeira partida do Mundial de Clubes de 1962.
Em pé: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

A disputa do Mundial Interclubes de 1962 se dava em dois jogos, sendo que quem somasse mais pontos seria o campeão. Em caso de empate em número de pontos, seria disputado um terceiro jogo, com a finalidade de desempatar a contenda.

O primeiro encontro entre Santos e Benfica, campeões europeu e sul-americano daquele ano se deu na noite de 19 de setembro de 1962, uma quarta-feira, no Maracanã. O Alvinegro não jogou um futebol muito inspirado, e venceu por 3x2 um jogo muito equilibrado, com Pelé (2 vezes) e Coutinho marcando para o time brasileiro, e Santana marcando os dois tentos portugueses.

No dia 11 de outubro, uma quinta-feira, iniciava-se o segundo confronto entre Santos e Benfica. Para se ter ideia do que aquele jogo significou para o futebol brasileiro, pela primeira vez o programa de rádio A Voz do Brasil teve seu horário adiado para que as emissoras pudessem transmitir a partida. Vale a pena lembrar que o rádio era o meio de comunicação mais popular à época.

O que aconteceu naquela noite em Lisboa, não vou descrever com palavras pois seria até cansativo para vocês lerem todos os detalhes. Como vocês já sabem, numa exibição de gala, o Santos venceu por 5 x 2 e como dizem que uma imagem vale por mil palavras, apresento-lhes os gols deste jogo.


Ficha Técnica
BENFICA 2 x 5 SANTOS F.C.
Data: 11 de outubro de 1962
Local: Estádio da Luz - Lisboa (Portugal)
Público: cerca de 80.000
Árbitro: Pierre Schwinte (França)
Gols: Pelé aos 17' e aos 26' do 1º tempo; Coutinho aos 3', Pelé aos 19', Pepe aos 31', Eusébio aos 41' e Simões aos 44' do 2º tempo.


Benfica: Costa Pereira; Jacinto, Raul, Humberto, Cavem e Cruz; Coluna e Santana; José Augusto, Eusébio e Simões. Técnico: Fernando Riera


Santos: Gilmar; Olavo, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Lima; Dorval, Pelé, Coutinho e Pepe. Técnico: Lula



Taça Brasil  (Campeonato Brasileiro de 1962) - Fase final:
Quartas de finalSemifinaisFinal
1 Rio Grande do Sul Internacional12-
8 Minas Gerais Cruzeiro1-
 Rio Grande do Sul Internacional220
 Guanabara Botafogo222
4  
5  
 Guanabara Botafogo330
 São Paulo Santos415
3  
6  
 São Paulo Santos14-
 Pernambuco Sport10-
2 Pernambuco Sport02-
7 Paraíba Campinense00-




Títulos do Santos FC em 1962:
Bi campeão Brasileiro - Taça Brasil
Campeão Sul-Americano Interclubes
Tricampeão Paulista (7º)
Campeão Mundial Interclubes

Dados de jogos do Santos FC na temporada 1962
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1962
JOGOS- 75
VITÓRIAS -
 50
EMPATES - 14
DERROTAS - 11
GOLS PRÓ - 239 (MÉDIA 3,18 GOLS/JOGO)
GOLS CONTRA - 113 (MÉDIA 1,5 GOL/JOGO)
SALDO - 126

Não percam as próximas postagens desta série!

 

Nenhum comentário: