NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


domingo, 8 de abril de 2012

Especial 100 anos - Antes da Vila, Santos foi 'andarilho'. Confira as outras casas do Peixe

Interior da primeira sede do Santos FC


Falar em Santos é falar na Vila Belmiro. O Peixe conquistou títulos, fez partidas memoráveis e foi ali que Pelé, Neymar e Robinho, por exemplo, deram seus primeiros passos como jogadores de futebol.

Mas a casa do clube centenário nem sempre foi ali. Antes de se fixar em seu lar, o clube perambulou pela cidade.

A história alvinegra começou na zona central de Santos. No início do século passado, chique era morar no centro. A praia, hoje badalada, era local para chácaras, sítios. Não se morava lá. O Santos, seguindo essa tendência, nasceu na Rua do Rosário, no salão de honra do Club Concórdia. Ficava localizada no segundo andar da Padaria e Confeitaria Suissa. O estabelecimento não existe mais: virou uma loja de descartáveis e artigos para festa. E a Rua do Rosário se transformou na movimentada Avenida João Pessoa.



Local da fundação do Santos virou loja de artigos de festa
O prédio não guarda nenhuma lembrança de sua importância. Antigamente, quando uma loja de móveis funcionava no local, havia uma placa que relembrava a fundação do Santos. Era o marco de fundação do Santos. A lembrança, porém, se perdeu em uma das reformas. Funcionários do local e alguns santistas sequer têm ideia de que ali começou a história centenária do Santos.



Mesmo tendo sido fundado no local, o Peixe não ficou por ali. A primeira sede social foi no Largo do Rosário, atual Praça Rui Barbosa, onde o clube funcionou de 1912 e 18. Antes de chegar à Vila Belmiro, o Peixe passou pela Praça Mauá, num sobrado ao lado do tradicional “Café Carioca” entre 1918 e 20; na Rua do Comércio, 9, de 1922 a 24; na Praça Barão do Rio Branco, 30, entre 1924 e 25 - lá funcionou durante muitos anos o tradicional Hotel Santos.

Parque Balneário Hotel

Depois, na Rua Itororó, 27, entre 1925 a 52. Somente em 1952 que o clube se mudou para o estádio da Vila Belmiro, que, até então, funcionava apenas como praça esportiva. Mas não foi uma mudança definitiva. Isso só aconteceria em 1972. Entre 1965 e 1971, a sede social do clube funcionou nas dependências do Parque Balneário Hotel, no Bairro do Gonzaga. Por trapalhadas administrativas, o clube acabou perdendo o hotel.


Primeiro campo do Santos virou igreja



Os campos                                    

O Peixe teve seu primeiro campo na Avenida Ana Costa. Foram 12 partidas disputadas naquele endereço. Ali, o time conquistou o título de campeão santista de 1913. Atualmente, o lugar abriga uma praça de entretenimento e uma igreja.

Depois, o local escolhido foi a Avenida Conselheiro Nébias – 19 jogos. Nesse campo, o Peixe venceu o bicampeonato santista, em 1915. Dali o time se transferiu de vez para a Vila Belmiro, em 1916
(Fonte: globoesporte. com)

Desfile na inauguração da Vila Belmiro em 1916

Nenhum comentário: