NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Meninos da Vila: Peixe aposta em jovens desde o início dos 100 anos

Falar em Santos Futebol Clube e não pensar em jogadores jovens e negros é praticamente impossível. Pelé, Robinho, Neymar. Jovens que encantaram e encantam torcedores do mundo inteiro. Ter jogadores com essas características está no DNA do clube alvinegro, que completa 100 anos no próximo dia 14. Desde o início, o Peixe escalou meninos.

Uma das primeiras fotos de um time santista de que se tem notícia mostra vários jovens e – fato raríssimo – dois negros. Algo absolutamente incomum na época. O registro é de 1912. No início do século passado, o futebol era praticado quase que exclusivamente por jogadores com condição financeira favorável. E o preconceito racial era muito forte. A discriminação afetava grande parte dos negros, que eram proibidos de exercer muitas atividades, entra elas jogar futebol. O que hoje em dia é um absurdo, na época era comum.


                           Time do Santos de 1912. Alguns garotos e dois negros (em destaque)

No entanto, pouco se sabe sobre esses santistas dos passos iniciais. O pesquisador Guilherme Guarche, que coordena o Centro de Memória e Estatística do clube, ainda não conseguiu identificar vários jogadores desse primeiro time – inclusive os dois negros. Ele busca nas fichas dos jogos e relatos alguma informação para saber definir quem é quem. O que se sabe, apenas, é que se trata realmente de uma das primeiras formações do Peixe. Isto porque o goleiro do time é o francês Julien Fauvel, que defendeu as cores alvinegras por apenas seis partidas e logo depois da fundação.

Coutinho estreou em 1958, com
apenas 14 anos e 11 meses.
O fato é que, dando de ombros para o preconceito, o Peixe apostou na receita. Manteve os dois jogadores, além dos meninos. O primeiro ídolo alvinegro, craque reconhecido em sua época como tal, foi Araken Patusca, que entrou em campo pela primeira vez em 1923, com apenas 16 anos, para completar o time. Não saiu mais. Ele estava na Vila Belmiro assistindo ao amistoso entre Santos e Jundiaí e foi posto para jogar em lugar de Edgar da Silva Marques, que havia passado mal momentos antes. Araken foi responsável por quatro dos cinco gols do Santos, no empate em 5 a 5. Ele era filho de Sizino Patusca, então presidente do clube.

O mais jovem a vestir a camisa santista também é um jogador que fez muito pelo clube. Ninguém menos do que Coutinho. Ao lado de Pelé, foi campeão de tudo entre o fim dos anos 50 e os anos 60. O atacante, que nasceu no dia 11 de junho de 1943, estreou no Peixe com menos de 15 anos. No dia 17 de maio de 1958, com 14 anos e 11 meses e 6 dias. Esteve em campo no amistoso entre Santos e Sírio Libanês, de Goiás. O Peixe venceu por 7 a 1 e Coutinho fechou o placar.

Os principais times do Peixe sempre contavam com muitos jovens. O da era Pelé e as três gerações de Meninos da Vila, por exemplo. A história mostra que o Santos fez a melhor escolha possível em colocar jovens desde o início. Eles foram responsáveis por grande parte dos títulos do clube. Não por acaso, o slogan oficial dos festejos do Centenário é "Meninos para Sempre".
(Fonte: globoesporte.com)


                        Neymar e Robinho: tradição em formar meninos campeões!

Nenhum comentário: