NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


domingo, 8 de abril de 2012

Santos não tem a ata que comprova sua fundação

Faltam 05 dias para o Centenário Santástico



A ata da fundação do Santos foi perdida. O documento jamais esteve na Vila Belmiro e ninguém sabe o paradeiro do registro inicial da história do clube.


- A documento da reunião de fundação acabou sendo levado do "Pombal" (como era chamada a primeira sede do Santos (na Vila Macuco, no Centro de Santos) pelo dirigente Raymundo Marques. A partir daí, o Santos nunca mais teve acesso a este documento - explicou Guilherme Guarche, coordenador Centro de Memória e Estatística do Santos.

A primeira ata que consta no clube é a de número 3. Nela, há registros de uma reunião feita pelos fundadores e aparece a assinatura de Reynaldo Marques, um dos idealizadores do clube.

Já outro documento importante da origem santista está bem guardado no clube. É a ata de uma Assembléia Geral realizada no dia 25 de março de 1915, que deu origem ao União Foot-Ball Club.

O clube foi fundado como uma manobra do Santos para inscrever seus jogadores no Campeonato Santista do ano de 1915, já que a federação local não aceitou a inscrição do Santos por conta de problemas financeiros apresentados no ano anterior.

"Feita a votação, por escrutinio secreto, são apuradas dezesete cédulas com a denominação de “União Foot-Ball” e oito com a denominação de Associação Santista de Foot Ball. Fica, portanto, definitivamente acolhido o nome de “União Foot Ball Club”, cita um trecho da ata.

O União foi campeão santista em 1915, mas foi extinto logo no ano seguinte.



 Santos FC - 1915 (Usando o nome de União)  - Em pé: Milton Lima - juiz (interessante que na época os juizes posavam junto com os times!), Pereira, Oscar, Américo, Ciro Werneck, Urbano Caldeira (hoje o estádio do Santos usa seu nome) e Ricardo. Agachados: Millon, Aranha, Anacleto, Marba e Arnaldo.

-Neste ano o Santos já estava filiado à Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea), mas resolveu disputar novamente o campeonato da Liga Santista, o qual havia vencido em 1913. A Apea libera, mas com uma condição: o time teria que usar outro nome. O Santos usou o nome de União e conquistou o bi (ver que na camisa do goleiro está escrito "União"). O astro do time era Ari Patusca (que não aparece nesta foto), filho do primeiro presidente do clube, Sizino Patusca e irmão do grande Araken Patusca.


Nenhum comentário: