NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Primeira participação do Santos em Campeonato Paulista foi em 1913

Segundo os historiadores do Santos, esta foto do time de  
 1913, é a mais antiga que o clube tem em seus arquivos.


Caros amigos, no início de 1913, o Santos recebia um convite da Liga Paulista de Futebol para disputar o campeonato estadual daquele ano. Esta foi a primeira competição oficial disputada pelo clube. Sua estréia aconteceu no dia 1° de junho, diante do Germânia. O resultado, porém, não foi nada animador: derrota por 8 a 1.

O Santos jogou com Durval Damasceno, Sebastião Arantes e Sydnei Simonsen; Geraule Ribeiro, Ambrósio Silva e José Pereira da Silva; Adolfo Millon, Nilo Arruda, Anacleto Ferramenta, Harold Cross e Arnaldo Silveira.


Após quatro jogos, se retira do campeonato por falta de recursos, já que mandava suas partidas na capital. Além da derrota para o Germânia por 8 a 1, em sua estreia, cai também contra Internacional e Americano.

Contudo, o time alvinegro consegue um resultado prodigioso, apesar de, à época, ainda não saber a importância do feito. Derrotou por 6 a 3 o Corinthians, que viria a ser seu grande rival ao longo dos 100 anos de vida.

Vinte e dois anos depois, em 1935, a equipe viria a conquistar seu primeiro título estadual. Outro título estadual só viria 20 anos depois, com a conquista de 1955.

Também em 1913, o Santos foi obrigado a sair em busca de um treinador para dirigir a equipe nas competições. Foi aí que surgiu o catarinense Urbano Caldeira, 23 anos, com passagens por Internacional e Germânia. Ele passaria mais de 20 anos no clube, alternando funções de diretoria e comissão técnica, e seria homenageado dando nome ao futuro estádio santista.


Nenhum comentário: