NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Há 47 anos, o primeiro confronto entre Peixe e Galo por nacionais


Começava há 47 anos a história do confronto entre Santos e Atlético Mineiro por competições nacionais. À época, o torneio cujo vencedor ganhava o título de campeão brasileiro era a Taça Brasil, vencida pelo Alvinegro Praiano por cinco vezes consecutivas (1961 a 1965).

A partida foi realizada em 18 de outubro de 1964, um domingo à tarde, no mesmo Estádio Independência que será palco do confronto desta quarta-feira.

O Santos, àquela altura já bicampeão do mundo, formou com Laércio; Lima, Mauro e Geraldino; Zito e Joel; Peixinho, Mengálvio, Toninho, Pelé e Pepe.

O Atlético Mineiro, por sua vez, escalou para a partida Luiz Perez; Marcelino Grapete e Décio Teixeira; Luiz Carlos e Bueno; Toninho, Nilson, Adaurí, Bugleux e Noêmio.

O Santos venceu por 4 a 1 a partida válida pelas quartas de final da competição, como publicou a edição de A Tribuna do dia seguinte. Os gols foram marcados por Pepe (2), Pelé e Toninho Guerreiro (que entrou no decorrer do jogo).

O jogo proporcionou renda recorde de 31,5 milhões de cruzeiros, o triplo do maior valor obtido anteriormente naquele palco, de 10,2 milhões. Tudo isso para um público de 36 mil pessoas, ávidas por assistir a uma partida do esquadrão santista, "a grande atração dos gramados nacionais".

Ao Santos, como visitante, segundo a reportagem, coube a quantia de 11 milhões de cruzeiros, "valor realmente respeitável", segundo o jornal.

A vontade de ver o Peixe jogar era tanta que, como informou a edição de A Tribuna do dia seguinte ao confronto, a diretoria do Galo mineiro tentou instalar, com apoio da Federação Mineira e especialmente para o jogo, mais 3 mil cadeiras nas laterais do campo.

No final da partida, um torcedor mineiro ainda pediria – e conseguiria – a camisa 10 que Pelé usou na partida. O Rei teve exibição de gala, segundo a reportagem, que o chamou de "uma das grandes figuras do interestadual". E seguiu: "Pelé armou jogo, procurou as deslocações para um e outro flanco, visou a meta de Luiz Perez sempre que possível e se constituiu o grande problema para a defesa mineira".

O Santos venceria também a partida de volta, no Pacaembu, na semana seguinte, por 5 a 1, e se classificaria para as semifinais da competição, que acabou vencendo pela quarta vez consecutiva naquele ano. Era, de fato, um time mágico, que enche de saudades e orgulho o torcedor alvinegro.
(Fonte: Jornal A Tribuna.com)

Nenhum comentário: