NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Histórias e estórias (11): Santos x Chile "de Pinochet"



21/11/1973 - Chile 0 x 5 Santos:  Depois de um empate em 0 x 0 em Moscou, Chile e União Soviética teriam que se encontrar em Santiago para definir, na repescagem, uma vaga para a Copa de 1974.

Porém os soviéticos se recusaram a jogar no Estádio Nacional, que tinha sido usado como campo de concentração para prisioneiros políticos do regime socialista do presidente Salvador Allende, deposto havia dois meses pelo militar Augusto Pinochet.

Vencedora por W.O., a federação chilena quis promover um jogo festivo para comemorar a vaga e ofereceu 30 mil dólares para o Santos enfrentar a seleção do país. O Santos aceitou, e não faltou quem dissesse que o clube estava apoiando o regime militar chileno.

Militares vigiam presos políticos no
Estádio Nacional de Santiago
Pelé não jogou, alegando contusão. O técnico Pepe escalou Carlos Alberto Torres no meio-campo, ao lado de Léo. No ataque, quatro jogadores rápidos e habilidosos: Mazinho, Eusébio, Nenê (depois Claudio Adão) e Edu. No adversário destacavam-se os decantados Figueroa e Caszely.

No final, a festa ficou amarga para o governo chileno: o Santos goleou por 5 x 0, depois de uma vantagem de 4 x 0 no primeiro tempo.

Nenhum comentário: