NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Histórias do Santos FC (25 ) - Ano 1970

Não deixem de ver as postagens anteriores desta série!

1970: Um mistão muito quente...



                Em pé: Joel Mendes, Léo Oliveira, Ramos Delgado, Djalma Dias, Turcão e Rildo.
                    Agachados: Manoel Maria, Pitico, Picolé, Djalma Duarte e Abel

Caros amigos, desde que Pelé estreou no Santos, é uma raridade publicar uma foto do Peixe sem o Rei, como a que mostramos nesta postagem. Acontece que sendo o ano da Copa do México, o time jogou quase todo o primeiro semestre desfalcado de seus principais astros (Carlos Alberto, Joel Camargo, Clodoaldo, Pelé e Edu), que estavam servindo a Seleção Brasileira.

Joel Camargo foi zagueiro
reserva na Copa de 1970
Neste ano o Santos não conquistou títulos oficiais pela primeira vez na Era Pelé, mas levou o Torneio Hexagonal do Chile e a Taça Cidade de São Paulo, ambos pela segunda vez. Mesmo assim, o clube manteve seu alto índice de gols marcados - foram 223 em 88 duelos, com 47 feitos apenas por Pelé.

Na Taça São Paulo, o time misto do Santos, sob a liderança do experiente zagueiro argentino Ramos Delgado, ganhou do São Paulo e empatou com o Corinthians e o Palmeiras. Foi o suficiente para garantir o título.

No Campeonato Paulista de 1970 o Alvinegro não foi bem, ficando apenas com o 4º lugar. O São Paulo foi o campeão. Ruim também foi a campanha na Taça de Prata, onde não conseguiu classificar-se para o quadrangular final.

Inúmeros amistosos foram realizados com o time misto neste ano. Destaque para a excursão em maio, onde o Peixe ficou fora quase 50 dias e se apresentou na América do Sul (Venezuela, participando da "Pequena Taça do Mundo", ficando em segundo lugar), América Central e do Norte (Estados Unidos).

Brasil leva o tri recheado de santistas

Com Carlos Alberto, Clodoaldo e Pelé entre os titulares, mais Joel e Edu entre os reservas, o Santos foi protagonista da maior parte da principal Seleção Brasileira da história. O Brasil foi tricampeão mundial no México recheado por santistas.

A influência do esquadrão alvinegro na Seleção verde e amarela era tanta que em seis jogos das Eliminatórias para o Mundial a equipe brasileira contou com ao menos seis titulares santistas. Até a numeração foi alterada: o camisa 4 virou lateral direito, os zagueiros vestiram os números 2 e 6 e o lateral esquerdo usou a 3, assim como era e ainda é no Santos FC.

De acordo com o livro "Donos da Terra - A História do Primeiro Título Mundial do Santos", do historiador Odir Cunha, o ponta-esquerda português Simões, do Benfica e da seleção de Portugal, afirmou na ocasião: "comparo o Santos de 62 com o Brasil de 70. Considero as duas melhores equipes de futebol que eu vi até hoje. A Seleção de 70 é a confirmação de um modelo de jogo que o Santos já vinha demonstrando há muito tempo".

Dados de jogos do Santos FC na temporada 1970
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1970
JOGOS - 88
VITÓRIAS - 51
EMPATES - 21
DERROTA - 16
GOLS PRÓ - 223 (MÉDIA 2,53 GOLS/JOGO)
GOLS CONTRA - 103 (MÉDIA 1,17 GOL/JOGO)
SALDO - 120

Não deixem de ver as próximas postagens desta série!

Nenhum comentário: