NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Histórias do Santos FC (27): Ano 1972

Não deixem de ver as postagens anteriores desta série!




O elenco do Santos F.C. de 1972: da esquerda para a direita, de pé; Cejas, Orlando, Cláudio, Vicente, Paulo, Carlos Alberto, Zé Carlos, Léo, Pitico, Marçal, Altivo, Joel Mendes, Edvar, Murias, Marinho e Clodoaldo. Agachados: Jair da Costa, Manoel Maria, Afonsinho, Adilson, Pelé, Nenê, Edu, Ferreira, Brecha, Alcindo, Jader e Turcão. Era, de fato, um timaço!

Caros amigos, o Santos de Pelé já não era o mesmo em 1972. Pela primeira vez em dezoito anos, o Peixe estava há duas temporadas sem vencer o Campeonato Paulista (que ficaria com o Palmeiras e o Santos em terceiro lugar). Também no Campeonato Brasileiro não foi bem, ficando em 8º lugar entre os 26 participantes. Mesmo sem nenhum título neste ano, o alvinegro tinha um time de respeito.


Pista de atletismo do Brasil Futebol Clube, 
no bairro Macuco, em Santos.  Nesta imagem, 
de 1972, temos, da esquerda para a direita:
 Carlos Alberto Torres, Marinho Peres, Orlando e 
atrás está Afonsinho. 
Se não conseguiu ganhar nenhum título, ao menos atingiu mais um glorioso feito em sua história: a conquista da Fita Azul do futebol brasileiro, após passar 17 partidas invicto no exterior.

Constantemente em excursão com seu camisa 10, a equipe alvinegra ficou sem perder entre 26 de maio e 11 de julho, quando disputou 17 jogos na Ásia, Oceania e América do Norte, contra clubes e seleções das localidades. Foram 15 vitórias e dois empates, com 67 gols feitos (média superior a quatro tentos por partida).

Ao longo do ano todo o time ainda fez outros 115 gols ao longo de 75 confrontos - Pelé estufou as redes em 50 oportunidades.

No dia 9 de julho, durante turnê do Santos pelos EUA, Pelé marcou seu milésimo gol pelo Santos (o milésimo gol no geral foi contra o Vasco em 1969) em amistoso contra a Universidade do México - marcou o 1001 no mesmo jogo. Completou sua milésima partida pelo clube no mesmo ano, em duelo contra o Santa Cruz, pelo Campeonato Brasileiro.



                               Em pé: Cejas, Orlando, Oberdan, Paulo, Clodoaldo e Zé Carlos.
                              Agachados: Edu, Afonsinho, Alcindo, Pelé e Ferreira.
                              Com essa formação, em 12 de março de 1972, o Santos venceu a
                              Portuguesa no Pacaembu por 1 x 0.

Dados de jogos do Santos FC na temporada 1972
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1972
JOGOS - 92
VITÓRIAS - 56
EMPATES - 14
DERROTAS - 19
GOLS PRÓ - 182 (MÉDIA 1,97 GOL/JOGO)
GOLS CONTRA - 92 (MÉDIA 1 GOL/JOGO)
SALDO - 90
Não deixem de ver as próximas postagens desta série!

4 comentários:

bia disse...

Eu tinha 10 anos e estava nesse jogo no Pacaembu com meu pai que era da Torcida Jovem do Santos, nunca esqueci desse time maravilhoso !

Célio Pegoraro disse...

Olá Bia, tudo bem? Fiquei feliz em saber que com minha postagem, trouxe boas recordações para você! Abraços e obrigado por acessar o blog...

Anônimo disse...

Eu estava tambem. Gol de Ferreira, ponta esquerda que veio do Botafogo da Paraiba, aos 30 min do segundo tempo

Célio Pegoraro disse...

Olá "Anônimo", é ótimo ler algo e lembrar que vivenciou o fato pessoalmente, não é mesmo? Obrigado por acessar o blog! Abraços