NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Há 45 anos, Santos FC vencia São Paulo e conquistava 10º título Paulista


Foi necessária a realização de uma partida extra para se definir o campeão paulista de 1967, já que as equipes do Santos FC e do São Paulo encerraram suas participações no certame empatadas em primeiro lugar, com 41 pontos ganhos e 11 perdidos. Essa disputa aconteceu no dia 21/12/1967, no Estádio do Pacaembu, com o time santista vencendo pelo placar de 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. Assim, o Alvinegro Praiano conquistou o 10º Campeonato Paulista de sua história.

O Peixe campeão (foto) formou com: Claúdio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel Camargo e Rildo; Clodoaldo e Buglê; Wilson Tergal, Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho.

Para chegar ao título, o Alvinegro da Vila disputou 27 partidas, conseguindo 17 vitórias, 9 empates e sofrendo apenas uma derrota. O time marcou 63 gols e sofrendo 33.

Os artilheiros santistas no campeonato foram:Toninho Guerreiro (16 gols), Pelé (15), Carlos Alberto Torres (8), Silva (7), Edu (7), Douglas (4), Rildo (3), Wilson Tergal e Coutinho (1). Luiz Pereira marcou um gol contra contra a favor do Peixe.

Faziam parte do elenco os seguintes jogadores: Abel, Toninho Guerreiro, Lima, Coutinho, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Pelé, Geraldino, Joel Camargo, Edu, Buglê, Zito, Pepe, Mengálvio, Oberdã, Orlando Peçanha, Rildo, Wilson Tergal, Ramos Delgado, Douglas, Silva, Turcão, Osvaldo e os goleiros Gilmar, Cláudio e Laércio.

Além do técnico Antoninho, faziam parte da comissão técnica: o administrador Ciro Costa, os médicos Daló Salerno e ItaloConsentino, o preparador físico Júlio Massei, os massagistas Macedo e Beraldo, o enfermeiro Matheus, o massagista auxiliar Mendonça e o roupeiro Rochinha.

Curiosidades
Na última partida do campeonato, o Peixe jogou e venceu a Portuguesa Santista por 3 a 1 com gols de Pelé, Toninho Guerreiro e Edu. O jogo aconteceu no Estádio UlricoMursa, já que “A Mais Briosa” não aceitou antecipar a partida para sexta-feira, dia 16, exigindo uma compensação financeira de 22 mil cruzeiros novos, que não foi aceita pela diretoria santista.

Foi durante essa partida que a torcida do Alvinegro comemorou, além da vitória obtida, a colocação do time na liderança do certame juntamente com a equipe do “Tricolor do Morumbi”.No mesmo horário da partida do Peixe, o São Paulo jogava no Pacaembu contra o Corinthians e viu suas chances de sagrar-se campeão se esvaírem após sofrer o gol de empate corintiano aos 44' e 30 segundos do segundo tempo por intermédio de Benê. A partida terminou empatada em 1 a 1.

Um detalhe que deve ser lembrado é que o técnico do Corinthians era o ex-técnico santista Luiz Alonso, o vitorioso Lula, que em conversa com o dirigente santista José Bernardes Ferreira comentou: “Este ano o título fica na Vila Belmiro; vou ganhar do São Paulo e dar o título ao Santos.Será o meu presente de Natal”.

A diretoria santista que tinha entrado com recurso no Superior Tribunal de Justiça da CBD pois entendia que na partida diante do Comercial que terminou empatada em 1 a 1 em Ribeirão Preto, os pontos deveriam ser dados ao Santos pois queriam que o time de Ribeirão Preto deveria ser punido com a perda dos pontos pois a partida foi encerrada antes do tempo do normal devido a falta de segurança no Estádio Palma Travassos, mas prevaleceu o bom senso e a diretoria retirou o recurso antes que o mesmo fosse apreciado pois não queria ganhar o campeonato no tapetão e sim dentro das quatro linhas como realmente aconteceu.

(Fonte texto: Site Oficial do Santos FC)

Nenhum comentário: