NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


terça-feira, 26 de março de 2013

Histórias do Santos FC (32) - Ano 1977


Não deixem de ver as postagens anteriores desta série!


Caros amigos, neste ano de 1977, apesar de o time continuar muito fraco e com a crise financeira instalada no clube, surgia uma tênue luz no fim do túnel. Com algumas contratações baratas, mas que até certo ponto deram certo e jogadores prata da casa sendo promovidos ao profissional, numa pré formação de um time que no ano seguinte seria chamado de "Meninos da Vila", o Peixe teve uma pequena reação e conquistou dois torneios internacionais, conforme detalhes mais abaixo.

Em agosto, em São Paulo, outro torneio internacional reuniu Palmeiras, Corinthians, Santos e Atlético de Madri. O Peixe eliminou o Corinthians e na final empatou com o Atlético de Madri em 1 x 1, com o gol do Alvinegro marcado por Juary, numa bobeira de Luiz Pereira. Nos pênaltis, os espanhóis ganharam por 5 x 4 e ficaram com a Taça Governador do Estado.
Se nos torneios o Santos se saiu bem, o mesmo não ocorreu nos campeonatos mais importantes. Péssimas campanhas no Paulista, assim como no Brasileirão. 

Campeão do Torneio Hexagonal do Chile
Em janeiro, o Santos partiu para a capital chilena, retornando aos confrontos internacionais e às excursões. Longe da pressão da torcida, o time saiu-se muito bem, conquistando o Hexagonal do Chile.

O Torneio tinha perdido um pouco do brilho dos anos 60, e nessa edição contava com o Everton (clube chileno de Viña del Mar), o Colo-Colo e Universidad do Chile, Além do River Plate e o FK Áustria.
Jogando um futebol convincente, arrancando aplausos do público chileno, o Santos venceu todos os sul-americanos e perdeu apenas para o FK Áustria, conquistando assim mais um título para a Vila Belmiro. O 1º título internacional pós-Pelé foi conquistado assim:
No Triangular do México,
Juary já era titular do Peixe

19/01 – 3×1 Colo-Colo – 34.353 -
23/01 – 4×0 Everton – (em Viña del Mar) – 21.650
28/01 – 2×0 River Plate (Argentina) – 25.000
01/02 – 0×1 FK Áustria – 8.162
04/02 – 2×0 Universidad do Chile – 11.761
Totonho com 5 gols foi o artilheiro santista .

Campeão do Torneio Triang. do México
No dia 10/10/1977, jogando no estádio de Nou Camp, na cidade de Leon, no México, o Santos FC se sagrava vencedor do Torneio Triangular do México, ao vencer a equipe do Leon Clube por 3 a 2 com gols de Zé Mário, Nilton Batata e Juary. O time atuou com Ernani; Fernando, Joãozinho, Alfredo e Fausto; Zé Mário, Carlos Roberto e Aílton Lira; Nilton Batata, Juary e Bozó (Bianqui). O técnico era Oto Glória.

Na partida anterior, o Alvinegro da Vila havia empatado pelo placar de 2 a 2 contra o América mexicano com gols de Joãozinho e Juary e se classificado nas disputas de penalidades máximas por 5 a 4 com os tentos santistas sendo assinalados por Alfredo Mostarda, Carlos Roberto, Zé Mario, Bianqui e Fernando.

Campeonato Paulista
No Campeonato Paulista de 1977, o Corinthians foi o campeão, após um longo período sem conseguir nenhum título (o último foi o Campeonato Paulista de 1954) ao vencer a Ponte Preta na fase final.
O Santos, mais uma vez foi muito mal, ficando em 8º lugar, na classificação geral dos três turnos.

Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de 1977 foi vencido pelo São Paulo, que conquistou seu primeiro título nacional. O Atlético Mineiro ficou com o vice.
Foi mantida a tendência de toda a década de 1970, de a política militar brasileira interferir na organização do futebol. Se em 1976 já tinha um numero excessivo com 54 times, em 1977, inchou ainda mais: foram 62 clubes em uma única divisão.
Na classificação geral, somando todos os pontos de todas as fases, o Santos ficou na 21ª colocação, tendo sido eliminado na terceira etapa da competição.

Nesta foto, duas gerações juntas

 
Gilmar, Mauro, Zé Mario, Joel, Marçal, Mengálvio, Lima, Juary, Zito, Pepe, Dalmo, Aílton Lira e Fernando.

Meus amigos, eles faziam parte de duas gerações que se reuniram em 1977, para participar de um filme promocional, do carnê que o clube lançaria em setembro daquele ano. Gilmar, Mauro, Joel, Mengálvio, Lima, Zito, Pepe e Dalmo, representavam a Era Pelé. Zé Mario, Marçal, Juary, Aílton Lira e Fernando, jogavam no time da época. Em comum, o mesmo amor pelo Santos!


Dados de jogos do Santos FC na temporada 1977
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1977
JOGOS - 78
VITÓRIAS - 33
EMPATES - 20
DERROTA - 25
GOLS PRÓ - 106 (MÉDIA 1,35 GOL/JOGO)
GOLS CONTRA - 86 (MÉDIA 1,10 GOL/JOGO)
SALDO - 20

             Não deixem de ver as próximas postagens desta série!

Nenhum comentário: