NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Histórias do Santos FC (33) - Ano 1978

Não deixem de ver as postagens anteriores desta série!



Caros amigos, pesquisando sobre a história do Santos FC , observa-se a tradição de revelar jogadores para o mundo. Arnaldo Silveira, Millon, Araken Patusca, Ciro, Antoninho Fernandes, Pepe, Pelé, Coutinho, Edu, Clodoaldo...só para citar alguns exemplos e sem falar nas gerações de 2000 até os dias de hoje.

Mas a geração de 1978 foi especial e ganhou fama nas mãos de Chico Formiga, o Daddy Cool (Papai Legal), e deu uma resposta necessária para um torcida que já não contava com Pelé, Pepe e Cia.

Nilton Batata, Nelsinho Batista e Zé Carlos,
importantes no título paulista de 1978

Campeonato Paulista 1978
Embalados pelo futebol que tinha o ritmo da moda da época, a discoteque, as jovens revelações santistas chegaram ao título paulista de 1978.

Nomeados oficialmente como a primeira geração de Meninos da Vila, Pita, Juary, João Paulo e Nilton Batata entre outros, ajudam a recuperar o refinamento do futebol santista e fazem com que o time alvinegro volte a conquistar o Campeonato Paulista pela primeira vez desde a saída de seu maior ídolo, Pelé. Na ocasião, Juary foi o artilheiro do certame com 29 gols.

Clodoaldo, o único remanescente da era Pelé, contundiu-se seriamente no inicio da competição e não pode dar sua contribuição ao time, nos momentos decisivos do campeonato.

Campeonato Brasileiro 1978
O Campeonato Brasileiro de 1978 foi o primeiro a ser vencido por um clube do interior de um estado: o Guarani de Campinas, que revelou o jovem atacante Careca, futuro ídolo da Seleção Brasileira na década de 1980.

O Brasileirão 1978 foi disputado pela incrível quantidade de 74 times, e o Santos FC mais uma vez não fez boa campanha, ficando em 23º lugar na classificação geral.


Dados de jogos do Santos FC na temporada 1978
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1978
JOGOS - 71
VITÓRIAS - 26
EMPATES - 26
DERROTA - 19
GOLS PRÓ - 98 (MÉDIA 1,38 GOL/JOGO)
GOLS CONTRA - 64 (MÉDIA 0,90 GOL/JOGO)
SALDO - 34


Não deixem de assistir o vídeo abaixo, que apresenta detalhes da formação deste time, e os principais gols da campanha vitoriosa no Paulistão 1978. Observem a ótima trilha musical que acompanha este vídeo!


Não deixem de ver as próximas postagens desta série!

Nenhum comentário: