NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coutinho comemora 70 anos


No dia 11/06/1943, nascia na cidade paulista de Piracicaba, Antônio Wilson Honório, o Coutinho, um ser humano que é eterno nos corações dos torcedores do Alvinegro da Vila Belmiro. Foi um centroavante de apurada qualidade técnica, um craque de raciocínio rápido e frio, precioso nos arremates - todos sempre leves e certeiros.

Formou com o Rei Pelé uma dupla de atacantes que até hoje não foi superada no cenário, não só do futebol nacional como mundial. Foi o parceiro ideal do Rei, os quais eternizaram nos gramados a famosa tabelinha. Dentro da área era só tranquilidade e eficiência, um gênio no domínio da bola e feitura de gols.

Coutinho é o jogador mais jovem a atuar na equipe principal do Santos FC. Sua estreia aconteceu no dia 17/05/1958, em Goiânia, quando o Peixe venceu a equipe do Sírio Libanês por 7 a 1, em partida amistosa, com um gol de sua autoria nessa goleada. Na época, Coutinho tinha 14 anos e 11 meses de idade.

Com a camisa santista jogou 457 partidas, tendo marcado 370 gols no período de 1958 a 1967 e, posteriormente, 1969 e 1970, sendo o terceiro maior artilheiro do clube em toda a história.

Por ter sofrido uma contusão às vésperas do certame, deixou de ser o titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1962, no Chile, e perdido o posto para Vavá. Na Seleção jogou 13 partidas e marcou seis gols.

A última vez em que vestiu a gloriosa camisa praiana foi no dia 21/11/1970, no Parque Antártica, em partida válida pela Taça de Prata, e foi um empate sem gols diante do América, do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Peixe formou com Cejas (Agnaldo); Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel Camargo e Turcão; Clodoaldo e Léo Oliveira; Árlem, Edu (Coutinho), Pelé e Abel. O técnico era Antoninho.

Na edição 16 da revista Santástico, a revista oficial do Santos FC, o clube presta uma homenagem bonita e justa ao maior centroavante que vestiu a camisa nove do Peixe. Parabéns Coutinho, o eterno Príncipe da Vila Belmiro.

(Fonte texto: www.santosfc.com.br/)

\

Nenhum comentário: