NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sábado, 22 de junho de 2013

Peixe x Timão: 100 anos de história


As cores são as mesmas. O branco e o preto dão o tom da rivalidade. Tão diferentes; tão iguais. Um é o time da técnica, dos meninos bons de bola, do futebol insinuante. Do Rei.

Outro é o da raça, do suor, da conquista sofrida. Do povo. Santos x Corinthians, o clássico mais antigo do futebol paulista, completa 100 anos neste sábado, 22 de junho de 2013.

Uma história rica, com grandes craques, jogos inesquecíveis, tabus, títulos, risos, lágrimas. Uma história que começou em uma tarde fria e bastante chuvosa de domingo, no Palestra Itália, e cujos registros apontam para uma vitória santista, por 6 a 3.

De fato, o Peixe, que disputava o Campeonato Paulista pela primeira vez, pouco mais de um ano após ser
fundado. Venceu - foi o único triunfo do Alvinegro Praiano naquele estadual. Extenuado pela rotina de viagens à capital (naquela época, o percurso de 72 km entre Santos e São Paulo era feito de trem e poderia durar até seis horas), o time sucumbiu e desistiu da disputa. Ficou como consolo a goleada sobre aquele que viria ser o maior rival.

O jornal Estado de São Paulo registrou as duas partidas (aspirantes e titulares) da seguinte maneira (texto respeitando a ortografia da época):

"Realisou-se hontem, no ground do Parque Antarctica, o 10º match de foot ball do campeonato de 1913 da liga paulista. Mediram forças os teams do Santos Foot Ball Club e os do Sport Club Corinthians Paulista. Apesar do mau tempo e da chuva impertinente que cahiu durante todo o dia, as archibancadas do Parque comportavam regular concorrencia. O jogo dos segundos teams teve início á uma e meia da tarde e terminou com a victoria do Corinthians, por 2 goals a zero. Logo depois, iniciava-se o jogo dos primeiros teams. O team santista demonstrou desde logo sensível progresso, denotando um training acurado (...). O Corinthians, apesar de jogar bem, não se sentia bem no campo enxarcado e visivelmente cedeu terreno ao adversário (...). A's 4 horas mais ou menos terminava o jogo, com a victoria do team santista por 6 a 3."


A primeira vitória corintiana para valer viria quatro anos depois: 3 a 0, no dia 28 de julho de 1917, na Vila
Belmiro.

Os números do confronto são contraditórios. O Peixe considera 308 partidas oficiais, com 124 vitórias corintianas, 87 empates e 97 triunfos santistas. Já o Timão conta 311 jogos – dois empates e uma vitória a mais do Santos.

(Fonte texto: globoesporte.com)


Nenhum comentário: