NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O inesquecível Urbano Caldeira

Caros amigos, em postagem recente, falamos sobre o nome do estádio do Santos FC, Urbano Caldeira, situado na Vila Belmiro. Nesta postagem, vamos contar um pouco da história deste, que empresta seu nome ao estádio peixeiro.

O patrono do estádio do Santos, Urbano Caldeira, nasceu em Florianópolis, no dia 06/09/1890 e entrou para o quadro associativo do então tricolor (azul, branco e dourado) da Vila Macuco, no dia 27/01/1913.

Foram 20 anos de total dedicação ao clube. Amor que começou quando foi transferido de São Paulo para trabalhar como escriturário da Alfândega na Baixada Santista. Seus amigos costumavam dizer que acordava Santos FC, passava o dia Santos FC e dormia Santos FC.

Inicialmente foi jogador e depois como diretor geral de esportes, era ele quem orientava o time santista.
Era um técnico que sabia mexer com os brios dos jogadores. Certa feita, provocou a auto estima do artilheiro Feitiço, duvidando que ele tivesse a humildade de jogar no 2º time, ou seja, nos aspirantes. Feitiço não se fez de rogado, aceitou o desafio jogando na preliminar contra o Ipiranga, marcando nove gols e dedicando-os ao amigo Urbano. 

Antigo portão principal do Estádio Urbano Caldeira.

No antigo estádio do Santos FC, haviam duas torres com diversas palmeiras ladeando o portão principal, as quais, foram plantadas pelo operário nº 1, Urbano Caldeira, em 1928. Por diversas vezes, antes do sol despontar no horizonte, era possível vê-lo trabalhando no campo da Vila Belmiro, ora plantando, ora carpindo a relva molhada pelo sereno, junto aos carneiros que substituíam as máquinas de cortar grama.

Urbano Caldeira faleceu ainda jovem, em São Vicente, no dia 13/03/1933.


Em 2010, a diretoria do Santos, através do vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues (à direita), homenageou na Vila Belmiro, Pedro Luiz Dutra (à esquerda), sobrinho-bisneto de Urbano Caldeira, que completaria 120 anos.



Nenhum comentário: