NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conheça um pouco da história do Santos FC



A história do Santos Futebol Clube começou quando Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior resolveram criar um time de futebol na cidade de Santos. No dia 14 de abri de 1912, os três amigos resolveram fazer uma reunião, na sede do Clube Concórdia, para definir como essa nova agremiação seria chamada.

Nomes como Euterpe, Brasil Atlético e Concórdia foram cogitados. Mas Edmundo Jorge Araújo sugeriu Santos Football Clube, e por unanimidade, o nome foi escolhido pelos então associados do clube.

Depois de definido o nome, a Santos só entrou em campo no dia 15 de setembro do mesmo ano, para enfrentar o Santos Athletic Clube, conhecido, atualmente, como Clube dos Ingleses. O então Santos Football Clube venceu por 3 a 2, e teve seu primeiro gol marcado por Arnaldo Silveira.
A primeira partida oficial só aconteceu em 1° de junho de 1913, depois de o time ser convidado pela Liga Paulista para disputar o campeonato estadual. O Germânia foi seu primeiro adversário, e venceu por 8 a 1 o time santista. Mas a vitória do time veio em cima de um dos times, que agora, no futuro, é um dos seus principais rivais, o Corinthians. O placar foi de 6 a 3.

O time foi campeão pela primeira vez no já extinto Campeonato Santista de Futebol, em 1913. Já pelo Campeonato Paulista de Futebol, a equipe foi campeã apenas em 1935. Pelo torneio nacional, chamado na época de Taça Brasil, o Santos sagrou-se vencedor do campeonato pela primeira vez em 1960.

Na época, a equipe não possuia um estádio próprio. Conhecida como Vila Belmiro, o time só comprou um terreno para a construção do estádio Urbano Caldeira, em 1916.

Não há como separar a carreira do rei do futebol e do Santos Futebol Clube. Pelé, foi trazido ao clube em 1956, e de lá para cá foram inúmeras conquistas pelo clube santista e também pela seleção brasileira. O ‘Atleta do Século’ levou o nome do alvinegro praiano para todos os lugares do mundo.

Além de Pelé, muitos excelentes jogadores passaram pelo clube: Pepe, Lima, Zito, Dorval, Clodoaldo, Coutinho, Mengálvio, Tite, Abel, Pagão, Serginho Chulapa, Narciso, Viola, Giovanni, Alex, Diego, Elano, Zé Roberto, Robinho entre outros. Além de técnicos conhecidos como Vanderlei Luxemburgo e Émerson Leão, Muricy Ramalho entre tantos outros.

Daí por diante a história do Santos crescendo cada vez mais, e hoje o time é uma das principais equipes do país.

TIME FEMININO Em 1997 foi criado o time feminino dos Santos, chamado de Sereias da Vila. No primeiro ano de existência, a equipe conquistou os Jogos Abertos do Interior.

As Sereias também foram campeãs da Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Liga Nacional, Campeonato Paulista da LINAF, Campeonato Paulista da Federação Paulista, Copa Paulista de Futebol Feminino, Copa Mercosul e os Jogos Regionais.

Assim como no time masculino, o Santos também contou com a presença da melhor jogadora do mundo em sua equipe. Em 2009, a jogadora Marta passou uma temporada no clube. Além dela, jogadoras de seleção brasileira também estão/ e ou passaram pelo time: Cristiane , Andréia Suntaque, Érika e Fran.

CORES Durante um pouco mais de um ano, as cores oficiais do Santos Futebol Clube eram o branco, azul e dourado. Os dirigentes optaram por trocar as cores, pois a confecção de camisas e calções nestas cores é muito difícil.

Em uma reunião da diretoria, um dos sócios sugeriu a mudança para as cores preta e branca. Segundo ele, o branco representaria a paz, e o preto a nobreza. Essas são as cores predominantes até os dias atuais, e fazem com que o clube seja conhecido como alvinegro.

MASCOTEComo todo time, o Santos também têm um mascote. O oficial do clube é a baleia Orca, que tem as cores preta e branca. Apesar disso, os próprios torcedores, e também os adversários, conhecem o time pelo apelido de "peixe".

TORCIDA O time da Vila Belmiro conta com o apoio de muitos torcedores, que criaram torcidas organizadas para prestigiar os jogos. Sangue Jovem, Torcida Jovem e Força Jovem são as mais conhecidas do grande público.

Um comentário:

Anônimo disse...

- Parabens pelo blog - Marina