NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

1978 - Primeira geração dos "Meninos da Vila"

Em pé: Gilberto Sorriso, Vitor, Joãozinho, Neto, Clodoaldo e
Nelsinho (o hoje técnico Nelsinho Batista). Agachados: Nilton
Batata, Aílton Lira, Juary, Pita e João Paulo.
Caros amigos, pesquisando sobre a história do Santos FC , observa-se a tradição de revelar jogadores para o mundo. Arnaldo Silveira, Adholfo Millon, Araken Patusca, Ciro, Antoninho Fernandes, Pepe, Pelé, Coutinho, Edu, Clodoaldo...só para citar alguns exemplos e sem falar nas gerações de 2000 até os dias de hoje.

Mas a geração de 1978 foi especial e ganhou fama nas mãos de Chico Formiga o Daddy Cool (Papai Legal), e deu uma resposta necessária para um torcida que já não contava com Pelé, Pepe e Cia.

Pode-se dizer que tudo começou em 1975, quando o Santos retirou de seu elenco todos os jogadores medalhões, com exceção ao volante Clodoaldo e promoveu garotos das equipes de base para o elenco profissional. Começava a ser formado pela primeira vez o time que passaria a ser chamado de "Meninos da Vila". Alias, a origem deste nome deve-se ao então técnico Formiga. Sempre que algum repórter perguntava como estava o time, ele respondia: "meus meninos vão muito bem". Daí para "Meninos da Vila", foi só uma questão de ligar com Vila Belmiro.

Embalados pelo futebol que tinha o ritmo da moda da época, a discoteque, as jovens revelações santistas chegaram ao título paulista de 1978. Aílton Lira, João Paulo, Juary, Nilton Batata e principalmente o grande craque Pita, foram os destaques daquela equipe.

O Santos voltava à artilharia da competição com o jovem Juary, que balançou as redes adversárias 29 vezes. 

Clodoaldo, o único remanescente da era Pelé, contundiu-se seriamente no inicio da competição e não pode dar sua contribuição ao time, nos momentos decisivos do campeonato. 


Claudinho, Rubens Feijão e Toninho Vieira também fizeram parte dos primeiros "Meninos da Vila"

O vídeo abaixo é um pouco longo, quase 15 minutos, mas vale a pena ver sem perder nenhum detalhe. 
Começa com o último título com Pelé em 1973, até chegar a 1978. Nele constam quase todos os gols marcados pelo Santos naquele campeonato paulista. Destaque especial, quase no final do vídeo, os gols do Peixe, embalados pelo conjunto Boney M. com a música Daddy Cool (Papai Legal), com cortes na apresentação dos gols, para cenas de palco, com  show  do conjunto cantando a referida música. 
Imperdível!  Confira...

Nenhum comentário: