NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Confira os 10 erros cruciais do Santos no Japão




Treinos leves, nenhum coletivo, mudança de esquema, turismo dos atletas e até passeio ao Cirque du Soleil

Apesar da eficiência do Barcelona, que resultou na goleada por 4 x 0 na final do Mundial de Clubes da Fifa, em Yokohama, no Japão, o Santos apresentou erros cruciais no planejamento do time em território japonês.

Entre eles, foi visível a ausência de coletivos nos treinos, excesso de turismo dos atletas nas cidades japonesas, provocações de Muricy Ramalho a Guardiola, e até um passeio ao Cirque du Soleil no mesmo dia da estreia do Barcelona na competição, diante do Al-Sadd.

Confira os dez erros do Santos no Japão:

1 - Treinos só para japonês ver
Os sete treinos do Santos em território japonês foram leves. O técnico Muricy Ramalho não promoveu nenhum coletivo para entrosar a equipe que entrou em campo contra o Kashiwa Reysol e Barcelona. O Santos sofreu pressão até dos japoneses na semifinal. Apesar da vitória por 3 a 1, o time de Jorge Wagner chutou bola na trave e perdeu gol sem goleiro.

2 - Esquema tático inédito na final
Em 2011, o Santos não iniciou nenhuma partida atuando com três zagueiros e sempre priorizou uma linha de quatro atletas atrás – Danilo, Edu Dracena, Durval, Bruno Rodrigo ou Léo. No entanto, Muricy mudou o esquema em plena decisão contra o entrosado Barcelona. Para piorar, a equipe estreou o esquema 3-5-2 apenas na conversa, já que não treinou a formação.

3 - Turismo no Japão
A maioria dos atletas do Santos exagerou em relação aos passeios pelas cidades japonesas. O elenco era liberado pela diretoria e comissão técnica para fazer compras nas cidades de Nagoya e Yokohama. Edu Dracena, Durval e Ganso foram os atletas mais concentrados no Japão. O restante era fácil encontrar pelas ruas.

4 - Cirque du Soleil
Em plena preparação para a competição mais importante do clube na temporada, Neymar e companhia foram ao Cirque du Soleil. Os atletas ignoraram a estreia do Barcelona contra o Al-Sadd, do Catar. Apenas Muricy Ramalho, Dracena e Ganso foram ao jogo e não quiseram ir ao espetáculo dos artistas.

5 – Elano insatisfeito
O experiente meia não gostou de ser substituído no início do segundo da partida contra o Kashiwa Reysol. Se não bastasse, o atleta foi vetado para a decisão e deixou o time para a entrada de Léo. “Sou muito cobrado, pois não mudo o meu jeito de jogar. Não existe o respeito pela minha pessoa, o Muricy pediu para eu fazer uma função dentro do campo, uma opção dele, eu respeito, mas estou fazendo o meu trabalho. Eu fiz quatro, cinco passagens, mas a bola não chegou”, disse o jogador após a estreia.

6 - Paqueras a Neymar
O camisa 11 do Santos foi a principal atração nos treinamentos no Japão. Além das embaixadinhas para o público ver durante os treinos, o atleta também retribuía com olhares o carinho das tietes. Todos os treinos foram abertos ao público, e os gritos com declaração de amor ao jogador aconteciam durante toda a atividade. As “Neymarzetes” incomodavam com o barulho, mas Muricy manteve os treinos abertos à torcida, e não evitou a bagunça.

7 - Ausência de ‘ousadia e alegria’
O duelo Messi x Neymar, que fez a partida ser chamada de “jogo do século”, não aconteceu porque o brasileiro esteve nervoso em campo, assustado com a pressão por ser “o cara”, aos 19 anos, em uma final de mundial contra os melhores do mundo. Já Messi estava calmo, sereno, dando as arrancadas fantásticas e passes precisos. Neymar quase não tocou na bola no primeiro tempo, finalizou mal na segunda etapa, e não driblou os marcadores.

8 - Diretoria não resolveu a renovação de Ganso antes do Mundial
A relação com o meia Paulo Henrique Ganso poderia ser resolvida antes do Mundial de Clubes. O atleta, que tem um dos menores salários do time, sonha em ser valorização no clube, mas os dirigentes não conseguem apresentar um plano de carreira ao atleta. Ganso deixou o Brasil fazendo juras de amor ao Santos e dizendo que pretende ficar no ano do centenário. Mesmo assim, a diretoria deixou a rival DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, valorizar o jogador antes da competição, com a compra de 10% dos direitos econômicos do atleta. O resultado foi o desabafo em público do jogador contra os dirigentes no Japão.

9 - Muricy provocando Guardiola
Talvez um dos grandes erros de Muricy Ramalho na carreira. O treinador mexeu com o brio do técnico Guardiola em território japonês. “Só vou dizer que vão ganhar um 10 quando forem trabalhar no Brasil. Quando forem trabalhar no Brasil e ganharem no Brasil, realmente vão ser os melhores do mundo”, disse o treinador em relação a Guardiola. O técnico espanhol foi elegante ao responder a tese de Muricy. “Sou jovem ainda, tenho muito para conquistar na carreira”. A provocação parece ter mexido com o treinador do Barça, que estava muito empolgado na partida. Ele comemorou os gols de sua equipe com pulos e gritos, demonstrando a vontade de vencer o jogo.

10 - Confiança exagerada do Santos
O item 10 é o resumo de todos os outros. A equipe santista exagerou na confiança. Neymar chegou a dizer na chegada a Yokohama que o “bicho ia pegar” no dia da decisão. Além disso, o atacante prometeu dar trabalho a Puyol e Daniel Alves, fato que não aconteceu na partida. 
(Fonte: esporte.ig)

Obs. Não concordo em absoluto com o item 8, referente a não renovação do contrato e a não compra dos 10% do passe que restavam ao Ganso. O Santos FC errou sim, mas foi em manter o P. H. Ganso no Mundial. Deveria ter sido cortado da delegação quando ele confirmou a venda de seus direitos à Dis, poucos dias antes da estréia do Peixe no torneio da Fifa. Inclusive, acho que o Santos não deve aumentar o seu salário enquanto ele não provar em campo, que é merecedor de algum reajuste. Com a bolinha que está jogando, não conseguirá nenhuma empresa disposta a investir em publicidade usando a sua imagem.  


Nenhum comentário: