NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Histórias do Santos FC (16) - 1961



Santos FC 1961 - Bi campeão Paulista e campeão Brasileiro - Em pé: Getúlio, Zito, Formiga, Dalmo, Mauro e Laércio. Agachados: Tite, Mengálvio,  Dorval,  Pelé e Pepe

O Santos Futebol Clube já vivia sua melhor época. O elenco já era base da Seleção Brasileira e era merecedor de elogios no Brasil e no exterior. Uma das linhas ofensivas mais famosas do mundo, formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, massacrava seus adversários e sempre lutava por títulos dentro ou fora do país. Em 1961, o Alvinegro viria a conquistar o seu primeiro título nacional, e iniciando uma hegemonia sem igual no futebol brasileiro.

Calvet também jogou no
 timaço de 1961
Para dar uma mostra do que aquele time seria capaz naquele ano, o time havia conquistado no exterior o bicampeonato do Torneio de Paris, o título do Torneio Pentagonal de Guadalajara e o Torneio Itália 1961. No final do ano o Peixe viria a ser bicampeão paulista. Porém nenhuma dessas conquistas chega perto da grande ambição daquele ano: o título de campeão brasileiro. Era nada menos do que a possibilidade de se firmar em absoluto como o melhor time do Brasil, algo que já se mostrava dentro de campo, com a beleza ímpar de seu futebol.

 Com o título de campeão paulista em 1960, o Santos teve o direito de disputar novamente a Taça Brasil. Desta vez, estavam presentes 17 clubes campeões estaduais em 1960 e o campeão brasileiro, o Palmeiras. Nenhum destes foi páreo, para o formidável Santos comandado por Pelé.

Classificado diretamente às semifinais, o Santos primeiro encarou o América carioca, vencendo no Estádio São Januário por 6x2. É até fácil imaginar que no jogo de volta, na Vila Belmiro, uma nova vitória viria. Porém, o Peixe acabou perdendo por 1x0, o que provocou um terceiro jogo a ser disputado no Pacaembu. Ali, a lógica prevaleceu e o Alvinegro passou à final com um incontestável 6x1 no campeão carioca.

O curinga Lima também
participou em 1961
A decisão era contra um adversário conhecido: o Esporte Clube Bahia, algoz dos santistas na decisão da Taça Brasil de 1959. O jogo era tido pelos alvinegros como uma verdadeira revanche. No primeiro jogo, na Fonte Nova, num recorde de renda no Nordeste, tricolores e alvinegros ficaram no 1x1, ficando a decisão bem aberta ao 2º jogo.

Jogando no seu "alçapão", cinco dias depois do primeiro embate da decisão e apenas duas semanas depois de se sagrar bicampeão paulista, o Santos não deu chances ao adversário, dando o troco de dois anos antes em grande estilo: com três gols de Pelé e dois de Coutinho, o time paulista massacrou os baianos, que ainda fizeram um tento de honra nos minutos finais. Com um imponente 5x1, o Santos F.C. se sagrava pela primeira vez campeão brasileiro, se tornando futuramente ao lado do Palmeiras o clube que mais vezes foi campeão nacional (8 vezes).



Recorte do jornal Folha de São Paulo que relata a partida decisiva entre
Santos e Bahia, vencida pelo time paulista por 5x1. A goleada valeu ao
Alvinegro o título de campeão brasileiro de 1961.

Para os que contestam a "unificação dos títulos", este recorte de jornal serve para provar 
que a Taça Brasil era a que definia o campeão Brasileiro. 







No vídeo abaixo, vocês poderão ver a vitória de 5 x 1 do Santos na final da Taça Brasil contra o Bahia. A imagem está um tanto precária, mas vale a pena ver o primeiro título de Campeão Brasileiro, à mais de 50 anos. 







Dados de jogos do Santos FC na temporada 1961
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1961
JOGOS - 94
VITÓRIAS - 67
EMPATES - 14
DERROTAS - 13
GOLS PRÓ - 338 (MÉDIA 3,59 GOLS/JOGO)
GOLS CONTRA - 137 (MÉDIA 1,45 GOL/JOGO)
SALDO - 201

Não deixem de ver as próximas postagens desta série!





Nenhum comentário: