NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


terça-feira, 20 de março de 2012

Filme do centenário do Santos terá pré-estreia na próxima semana


O filme “Santos, 100 anos de Futebol Arte”, que homenageia o centenário do clube, será exibido pela primeira vez ao público na próxima semana, no dia 27 de março. O longa-metragem participará do festival de documentários “É Tudo Verdade”, no Cine Sesc (Rua Augusta, 2075, Jardins), às 19h (de Brasília). No mesmo dia, às 11h (de Brasília), o filme será exibido a jornalistas e convidados.

Em São Paulo e Santos, o longa entra em circuito alternativo de cinema no dia 06 de abril no Cine Livraria Bombril e Cine Miramar. A pré-estreia acontecerá no dia 3 de abril, em evento no Cine Livraria Cultural. Já o lançamento oficial será no dia 14 de abril, data em que o Santos completa 100 anos de história.

O filme foi produzido pelo Canal Azul, em coprodução com a ESPN e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. O filme conta com a direção e roteiro da premiada cineasta Lina Chamie com produção de Ricardo Aidar.

Para realizar o projeto foi necessário mais de um ano de pesquisa em acervos no Brasil e no exterior, possibilitando o resgate de um material raro e inédito que vai mostrar a trajetória do clube. O material ajuda a entender a projeção internacional que o clube obteve na era Pelé e que permanece em sua história até hoje.

A narrativa é conduzida através da paixão e admiração dos seus torcedores por um clube que conquistou uma torcida 15 vezes maior que a população da sua cidade, além de ser considerado o time que mais marcou gols na história do futebol mundial.


“Na ilha de edição percebi que os fatos históricos deveriam ser pautados pelos depoimentos pessoais em que, não à toa, surgia a questão da paternidade. A estrutura geral do filme se alinhava não só pelo recontar objetivo dos fatos que marcam o centenário do time, mas subliminarmente pela memória afetiva destes mesmos fatos”, comenta a diretora Lina Chamie.

Com 93 minutos, o longa traz depoimentos emocionantes de ídolos como Pelé, Robinho, Diego e Neymar, além de entrevistas com torcedores famosos como a jornalista Barbara Gancia, o apresentador Marcelo Tas, os escritores José RobertoTorero, José Miguel Wisnik e Xico Sá, além do rapper Mano Brown que “contracena” com Cosmo Damião, fundador da torcida jovem do Santos. A trilha sonora que embala as imagens é composta por nomes como Bee Gees, Pink Floyd, Prodigy e Darius Milhaud.

Nenhum comentário: