NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sábado, 14 de abril de 2012

Aconteceu em 14 de Abril de 1912...






Um Gigante Naufragou...











Outro Gigante Emergiu...








Ao chocar-se com um iceberg nos mares do Atlântico Norte, o suntuoso navio Titanic naufragou em sua viagem inaugural. No mesmo dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, nascia o Santos Foot-Ball Club na homônima cidade às margens do Atlântico Sul.

Três dias antes disso, os futuros fundadores do primeiro time profissional da cidade publicaram uma nota nos jornais informando que haveria uma reunião para criá-lo. Outros 36 jovens da sociedade santista se animaram e compareceram à sede do Clube Concórdia, na Rua do Rosário (hoje João Pessoa), número 18. A maioria deles logo ingressou no primeiro escrete do Peixe. O grande indício de que aquele projeto estava fadado ao sucesso é que dois deles - Adolfo Millon Júnior e Arnaldo Silveira - estariam vestindo a camisa da Seleção Brasileira campeã da Copa Rocca, em 1914.

Durante a reunião, já decidido que seria um time tricolor (azul, branco e dourado), a grande dúvida se referia à denominação. Os fundadores cogitaram alguns nomes, como Concórdia, Brasil Atlético e África Foot-Ball Club, tudo na mesma noite. Mas, por sugestão de Edmundo Jorge de Araújo, o "Tricolor Santista" se tornou Santos. As cores foram abandonadas tão logo a dificuldade para confeccionar os uniformes foi constatada. Camisas e calções em branco e preto saíam mais em conta do que multicoloridos.

Em 15 de setembro de 1912, no campo da avenida Ana Costa, o Santos enfrentou outro Santos que nascera há pouco, o Athletic Club (atual Clube dos Ingleses). Com o primeiro gol de sua história marcado por Arnaldo Silveira, o Peixe acabou vencendo por 3 a 2. No início do ano seguinte, a equipe foi convidada e participou do Campeonato Paulista. Após um 8 a 1 sofrido diante do Germânia, a primeira vitória em competições oficiais ocorreria na segunda rodada, com um 6 a 3 justamente sobre o Corinthians, que se tornaria seu maior rival.

O primeiro título veio no final de 1913, o Campeonato Santista de Futebol, com seis vitórias em seis jogos. Após uma série de Paulistões em que o Santos não participou por falta de recursos para subir a serra, o título de 1935 deu início à gloriosa trajetória do Alvinegro Praiano, três vezes campeão da Libertadores e duas vezes campeão mundial interclubes, celeiro de craques como Pelé, Pepe, Robinho, Neymar e tantos outros.






Nenhum comentário: