NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


sábado, 26 de maio de 2012

Ídolos do Santos FC (11 ): Léo - o Guerreiro da Vila



Caros amigos, na última quinta feira, Léo entrou no jogo, na metade do segundo tempo contra o Vélez e foi decisivo. Foi o autor da jogada que originou o gol do Santos e converteu o quarto gol nos pênaltis que deu a classificação ao Peixe.


Agora, a torcida é para que ele substitua o Ganso, jogando com a "10" na semi final da Libertadores. Já estou antevendo o "guerreiro" no meio de campo, defendendo e atacando como sempre foi o seu estilo.





Abaixo, em reprise, para você rever ou para aqueles que ainda não viram esta postagem, um resumo do que foi, e é, a carreira deste grande ídolo do Santos FC:

Leonardo Lourenço Bastos, mais conhecido como Léo, nasceu em Campos dos Goytacazes - RJ, no dia 06 de julho de 1975. Léo é o maior vencedor de títulos no Santos depois da Era Pelé e é idolatrado pela torcida Santista por sempre demonstrar um grande amor pelo clube.

Este amor é tão grande que Léo não esconde de ninguém que tem como objetivo para o futuro, ser presidente do Santos FC.

 No dia do aniversário de 98 anos do clube (14 de abril de 2010), Léo foi escolhido pela torcida e homenageado pela diretoria para vestir a camisa 98. O time venceu o Guarani na Vila Belmiro por 8 a 1.

O mesmo também foi feito em 2011, e Léo vestiu a camisa que simbolizava 99 anos do clube. Léo é sobrinho de Tite, ponta-esquerda do Santos nas décadas de 50 e 60, já falecido.

O Início

Iniciou a sua carreira profissional no Americano de Campos, foi negociado com mais 2 jogadores para o União São João de Araras e ainda teve uma rápida passagem pelo Palmeiras. Com passagens discretas por esses clubes, assinou contrato pelo Santos em 2000.


O surgimento do Guerreiro da Vila 



Léo tornou-se um grande ídolo santista, onde foi campeão Brasileiro de 2002 ao lado de jogadores como Elano, Diego, Robinho, Renato e Alex, apresentando um futebol alegre que enlouquecia os torcedores alvinegros. Em 2003 fez novamente uma boa temporada, porém o time da vila não chegou a ganhar nenhum título. Foi vice-campeão Brasileiro de 2003 e também vice-campeão  Taça Libertadores da América (onde perdeu na final para o Boca Juniors).

Em 2004 mesmo com a saída de alguns jogadores importantes como Diego e Alex, foi novamente campeão Brasileiro. Segunto título nacional do peixe como Campeonato Brasileiro, e oitavo somado aos nacionais anteriores com outras denominações. Atuando como lateral-esquerdo na equipe do Santos, chegou a participar de 280 jogos e marcou 20 gols nessas oportunidades.


No exterior

Em 2005, foi contratado pelo Benfica. Em quatro anos jogando no clube português, conquistou o carinho da torcida com sua tradicional raça e agilidade. Principalmente na boa campanha na Liga dos Campeões de 2005/2006 onde chegou as quartas de final.  Conquistou também a Copa Dubai e o Torneio de Guadiana em 2007.

No início de 2009, rescindiu seu contrato com o Benfica, devido a problemas familiares e optou por regressar ao Brasil.  Escolheu o time com o coração: o Santos FC,  mais uma vez.

Retorno ao Santos

Em 21 de janeiro de 2009, assinou o seu retorno ao Peixe por dois anos. O "Guerreiro Da Vila" (como é chamado pelos torcedores) voltava para o clube onde se consagrou, para o delirio dos torcedores santistas. Em sua volta, está tendo uma passagem digna de ídolo e já conquistou mais quatro títulos pelo Santos.

Ao lado de Robinho, Neymar, Ganso e André, eles conquistaram o Campeonato Paulista de 2010,  aplicando grandes goleadas e se tornando o time do momento. O mesmo futebol foi repetido na Copa do Brasil, conquistando o torneio pela primeira vez na história do time da Vila.

Em 2011, Léo também teve um papel importante na conquista do Bi Campeonato Paulista, dessa vez contra o rival Corinthians. Léo também em 2012 conquistou em uma final contra o Peñarol, o tão cobiçado Tricampeonato da Libertadores. Com estas novas conquistas em seu retorno ao litoral paulista, o guerreiro se tornou o jogador que mais conquistou títulos pelo Santos desde a Era-Pelé, sendo considerado por muitos santistas como o maior lateral esquerdo da história do clube.

Em 26 de agosto de 2009, comemorou a marca de seus 300 jogos com a camisa do Santos, contra o Internacional, na Vila Belmiro.. O resultado da partida foi 3 a 3. Ele usou uma camisa comemorativa com o número 300. Hoje, Léo já ultrapassou os 400 jogos pelo Santos.

Seleção Brasileira

Apesar do sucesso no Brasil e em território português, Léo atuou apenas em sete ocasiões pela Seleção Brasileira, época em que foi ofuscado em seu auge por Roberto Carlos que era titular absoluto. Fez parte do elenco que conquistou o título da Copa das Confederações de 2005



Informações pessoais
Nome completoLeonardo Lourenço Bastos
Data de nasc.6 de Julho de 1975 (36 anos)
Local de nasc.Campos dos Goytacazes, (RJ),l
Nacionalidade
Altura1,69 m
Peso62 kg
Canhoto
ApelidoGuerreiro da Vila


Resumo dos títulos:

BrasilSantos

PortugalBenfica

BrasilSeleção Brasileira



Nenhum comentário: