NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Santos coleciona 11 santistas campeões mundiais pela Seleção


A história do Santos e da Seleção Brasileira se misturam desde cedo. Dos cinco títulos em Copas do Mundo, em três o Peixe estave representado. Ao todo, onze jogadores santista já se consagraram campeões do mundo.

A parceria começou em 1958, na Suécia, com a convocação de Pelé, Pepe e Zito. Com boa atuação no torneio, o trio ajudou a Seleção a conquistar o primeiro título mundial, diante dos donos da casa. Pelé foi o grande destaque, anotando os dois gols na final e voltando para casa como o artilheiro do Brasil, com seis gols.

O goleiro Gilmar foi Campeão Mundial em 1962
quando jogava pelo Santos
Quatro anos depois, em 1962, no Chile, além de Pelé, Pepe e Zito; Gilmar, Mauro, Mengálvio e Coutinho se juntaram ao seleto grupo de campeões do mundo. Na decisão contra a Tchecoslováquia mais uma vez um santista fez a diferença. Zito marcou o gol da virada brasileira quando o jogo estava empatado por 1 a 1 e ajudou o Brasil a conquistar o bicampeonato. A final terminou com o placar de 3 a 1.

Em 1966, na Inglaterra, Gilmar, Orlando Peçanha, Lima, Zito, Edu e Pelé foram convocados, mas a Seleção se despediu do mundial daquele ano ainda na primeira fase.

Clodoaldo, campeão no México em 1970


O esquadrão responsável pelo tricampeonato, em 1970, contava com a participação de Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Clodoaldo, Edu e novamente Pelé. Além dos quatro gols durante a Copa, o Rei protagonizou lances incríveis no México, como uma bola chutada do meio-campo e que passou raspando pelo travessão do goleiro tcheco na estreia brasileira e o inédito drible de corpo no goleiro uruguaio Mazurkiewicz. Além de Pelé, outros dois santistas fizeram gols importantes: Carlos Alberto Torres e Clodoaldo.

Em 1974, Edu e Marinho Peres foram convocados, mas o Brasil não conseguiu o título na Alemanha, parando na segunda fase do Mundial.

Após 36 anos sem nenhuma convocação santista para a Copa, o jejum chegou ao fim com Robinho. O Rei das Pedaladas vestiu a camisa amarelinha no Mundial da África do Sul de 2010 e marcou dois gols: um nas oitavas de final contra o Chile e outro nas quartas diante da Holanda.

Além do santistas brasileiros, dois estrangeiros representaram o Peixe em Copa do Mundo. O primeiro foi o goleiro Rodolfo Rodiguez, convocado para defender a seleção uruguaia no México, em 1986.

Em 2006, o Peixe foi representado na seleção paraguaia pelo zagueiro Júlio Manzur, que no mesmo ano foi campeão paulista pelo Peixe.

Nenhum comentário: