NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Charles Miller - O primeiro artilheiro do Campeonato Paulista





Caros amigos, na foto ao lado, Charles William Miller ainda bem jovem, que além de trazer o futebol para o Brasil, foi o primeiro artilheiro do Campeonato Paulista em 1902, jogando pelo extinto São Paulo Athletic Club, marcando nesta ocasião, 10 gols.

 Filho de um escocês e uma brasileira de origem inglesa, Charles Miller, nasceu  no bairro paulistano do Brás em 24/11/1874 e  viajou para Hampshire, na Inglaterra, aos nove anos de idade para estudar. Lá aprendeu a jogar futebol, rugby e críquete.







Charles Miller retornou ao Brasil em 1894 para trabalhar na São Paulo Railway Company (companhia inglesa de ferrovias), tornando-se também correspondente da Coroa Britânica e vice-cônsul inglês em 1904.

Charles Miller foi fundamental na montagem do time do São Paulo Athletic Club e a Liga Paulista de Futebol, a primeira liga de futebol no Brasil. Com ele como artilheiro, o SPAC ganhou os três primeiros campeonatos em 1902 de 1903 e 1904. Jogou no clube até 1910, quando encerrou a carreira. Depois disso, o pai do futebol brasileiro ainda atuou como árbitro. Faleceu em 30/06/1953, na capital Paulista.  

Nenhum comentário: