NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Brasileirão 1995 - Semi Final: Santos 5 x 2 Fluminense

OS JOGADORES DO SANTOS NÃO DESCERAM PARA
O VESTIÁRIO NO INTERVALO DA PARTIDA!

Caros amigos, no primeiro jogo da semi-final do Brasileiro de 1995, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Santos FC por 4 x 1. Um desastre para uma equipe que despontava como a favorita para a conquista do campeonato daquele ano.

O Santos, para chegar à final, precisava derrotar o Fluminense por pelo menos três gols de diferença, algo quase impossível. É nessas horas que se conhece a capacidade de um time. Nessas horas que jogadores saem dos gramados para a história.

Foi neste jogo que um certo camisa 10 de 23 anos, cabelos vermelhos e 1,90 m de altura se firmaria como o maior ídolo santista daquela geração. Giovanni Silva de Oliveira era o artilheiro e considerado o melhor jogador do Santos F.C. naquele Brasileirão. Claro que não foi só o meia-atacante que teve uma atuação memorável: ele sintetizou a garra e a técnica que jogadores como Macedo, Camanducaia, Marcelo Passos, Marcos Adriano, Gallo, Capixaba e outros desempenharam para que o sonhado placar se transformasse em realidade.


GIOVANNI PEGA A BOLA NO FUNDO 
DO GOL, APÓS MARCAR O PRIMEIRO 
GOL DE PÊNALTI
O tempo corria a favor do Fluminense, e passaram-se 25 minutos até Camanducaia receber lançamento e entrar na área pela esquerda e fazer o lateral Ronald se atrapalhar todo; o camisa 11 avançou até ser derrubado por Otacílio. Pênalti! E a cobrança parece, para quem tem uma memória fotográfica (ou melhor, cinematográfica), um replay, uma cobrança clássica eternizada por outros jogadores que vestiram o mesmo manto sagrado: pé direito, de chapa, bem batido no canto esquerdo do goleiro, que quase alcança a bola. Assim Dalmo marcou o gol que valeu o bicampeonato mundial em 1963. Assim Pelé marcou em 1969 seu milésimo gol. Assim Giovanni abriu caminho para um importantíssimo resultado.

A torcida já sabia que "impossível" não existia. Empurrou o time pra cima. Aos 29 minutos, de novo a figura de Giovanni se destaca. Carlinhos avança pelo meio e toca para o camisa 10. Era de se esperar uma tabela, mas o craque põe a bola na frente e rapidamente define, de bico logo na entrada da área, no exato momento em que um tricolor aparecia com um carrinho, a esta altura inútil: a bola vai pelo alto, à esquerda do goleiro, que não consegue reagir e apenas assiste a um milagre se concretizando. O Santos já faz 2x0, e o placar agregado já apontava 4x3 para o Fluminense... só faltava mais um! O árbitro Sidrack Marinho apitou o fim da 1ª etapa, dando uma pausa no ritmo alucinante da partida.

O que se viu no intervalo foi algo completamente diferente: enquanto os jogadores do Fluminense seguiam ao vestiário como se procede normalmente, os homens de branco permaneceram no gramado, com o objetivo de sentirem o calor da torcida que acreditava na reação que se desenhou na primeira metade de jogo. A energia captada da torcida renderia um segundo tempo emocionante.
 
Em pé: Narciso, Marquinhos Capixaba, Gallo, Vágner, Marcos Paulo
e Edinho. Agachados: Robert, Carlinhos, Jameli, Giovanni
 e Marcelo Passos (Este foi o time que jogou a primeira partida da 
semi-final no Maracanã).
Enfim começa a segunda metade do jogo. Continua o show de Giovanni e da equipe alvinegra. Aos 5 minutos, Marcelo Passos recebe um presente do adversário e rola pra G10vanni, que rapidamente rola para Macedo que, dentro da área, se livra do marcador e chuta no meio do gol. A missão impossível já estava concretizada: Santos 3 x 0 Fluminense. Imediatamente após o gol da classificação momentânea do Santos, sai uma falta a favor dos visitantes. A bola é alçada na área, e após disputas no alto e no chão, sai a finalização no travessão, e o rebote sai na cabeça do meia Rogerinho, que desconta o placar, dando agora a classificação ao Flu.

A espera pelo quarto gol não foi tão longa: apenas nove minutos se passaram até Capixaba dar um lançamento para Giovanni. Este, numa inspiração única, avançou em velocidade máxima diante do estabanado Alê, que perto da área, erra a bola e chuta por trás a perna de Giovanni. O camisa 10 parecia imune à dor, pois chegou a linha de fundo e só parou diante do goleiro; na sequência, a bola rebate e cai no meio da pequena área. O dia era mesmo alvinegro, pois a bola veio de presente pra Camanducaia que disparava por ali e concluiu para o gol vazio.

Àquela altura, os times estavam quites: 4x1 pro Fluminense no Rio, 4x1 pro Santos em Sampa. Melhor para nós, que tínhamos a vantagem de tal empate. Aos 37 minutos, foi dado o golpe de misericórdia: Giovanni (sempre ele) estava cercado por três, mas ele viu a passagem de Marcelo Passos e tocou de calcanhar, de maneira desconcertante. O passe foi perfeito, e ainda deu tempo do camisa 9 ajeitar e mandar uma bola perfeita, com curva, sem chance alguma para Wellerson.

A classificação à final, com o 5x1, era mera questão de tempo. Pena que o tempo não passou muito, e o coração novamente apertou logo aos 39', quando numa bola alçada à área, a defesa do Santos dá bobeira e aparece novamente Rogerinho, que vira e chuta cruzado no canto esquerdo do Filho do Rei, diminuindo a goleada. Mesmo assim, o placar ainda favorecia o Peixe. Com este resultado, o Santos conseguiu chegar à final do Campeonato Brasileiro de 1995, contra o Botafogo. Mas esta, é outra história...

Acompanhe no vídeo abaixo, os gols e principais lances daquela memorável partida!

SANTOS F.C. 5 x 2 FLUMINENSE F.C.
Data: 10/12/1995
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) - São Paulo/SP
Público: 28.090
Renda: R$336.289,00
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Cartões amarelos: Marcos Adriano, Ronald, Carlinhos e Aílton
Cartão vermelho: Ronaldo Marconato
Gols: Giovanni aos 25' (de pênalti) e aos 29' do 1º tempo; Macedo aos 5', Rogerinho aos 7', Camanducaia aos 16', Marcelo Passos aos 37' e Rogerinho aos 39' do 2º tempo.
Santos FC:
Edinho; Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano; Carlinhos, Gallo, Giovanni e Marcelo Passos (Pintado, depois Marcos Paulo); Camanducaia (Batista) e Macedo.
Técnico: Cabralzinho
Fluminense: 
Wellerson; Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Valdeir (Leonardo). 
Técnico: Joel Santana

Nenhum comentário: