NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Curiosidades sobre futebol (20)

Os embriões do Campeonato Brasileiro


Caros amigos, pode-se dizer que a Taça Brasil foi o embrião do atual Campeonato Brasileiro. Incluída no calendário nacional em 1959, foi a primeira competição que envolvia clubes de quase todo o país e era disputada pelos campeões estaduais em jogos eliminatórios. As exceções eram os clubes do Rio de Janeiro e São paulo, que só entravam a partir das semifinais.


Outro antecessor do Brasileirão, foi o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que dava o nome ao Torneio Rio São-Paulo.O torneio homenageava Roberto Gomes Pedrosa, ex-goleiro do Botafogo, Seleção Brasileira e São Paulo FC. Foi presidente do São Paulo e presidente da Federação Paulista de Futebol. Pedrosa, por sinal, esteve no gol da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1934.
Roberto Gomes Pedrosa

Em 1967, este torneio foi turbinado com a participação de clubes gaúchos, mineiros e paranaenses. Mais tarde, foi a vez de clubes de Pernambuco e Bahia serem convidados a participarem da competição. Aí, com o torneio bem mais encorpado, a mídia e torcedores passaram a chamá-lo de "Robertão". A disputa aconteceu entre 1967 e 1970, ano em que passou a ser conhecido como Taça de Prata.

Em 1971, iniciou-se o atual Campeonato Brasileiro, sobre o qual, falaremos na próxima postagem desta série.




Nenhum comentário: