NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Histórias e estórias (42) - Em 1955, Portuguesa 8 x 0 Santos

Djalma Santos: mito da lateral-direita.
Caros amigos, na era profissional, o Santos sofreu duas goleadas de 8 a 0: para a Portuguesa, em 1955, e para o Barcelona, esse ano. Apesar de arrasado pela Lusa, o alvinegro praiano foi o campeão estadual daquele ano. Em 1955, Pelé ainda morava em Bauru, e começou a defender o Santos em 1957.

No dia 13 de novembro de 1955, dois meses e dois dias antes de conquistar o Paulistão daquele ano, já no segundo turno, o Santos formado por jogadores como Ramiro, Formiga, Zito, Del Vecchio, Vasconcelos e Pepe, que se tornariam bicampeões paulistas (1955-1956) e dariam base para o início da era Pelé, foi atropelado no Pacaembu pelos oito gols da Portuguesa de Djalma Santos, Brandãozinho e Ipojucan, então campeã do Rio-São Paulo.

A humilhação foi descrita na época com palavras que caberiam perfeitamente no relato da goleada sofrida este ano frente ao Barcelona. A crônica do jornal “Folha da Noite”, por exemplo, foi construída com expressões como “o Santos deu pena”, “o 4 a 0 do primeiro tempo já era gritante e absurdo”, “foi doloroso ver o Santos apanhar daquele jeito”.

Os santistas protagonistas daquela história vêem algumas semelhanças entre as duas goleadas.
– No intervalo, o Lula disse para irmos para cima e ganhar. Mas continuou tudo igual. Eles jogavam e a gente só apreciava  – lembra o ex-zagueiro santista Ramiro Valente.

Importante para superar os 8 a 0 e a zombaria decorrente do resultado foi o jogo seguinte, disputado uma semana depois na Vila, é o que dizem tanto Pepe quanto Ramiro.

– Depois vencemos o Guarani por 5 a 0, o que nos deu força para superarmos aquela goleada e ganharmos o título de 1955 – diz Pepe.



Nenhum comentário: