NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mais velho ex jogador santista, Leonídio visita CT Rei Pelé

Leonídio, o mais velho que já defendeu o Santos
 e Felipe Anderson, atualmente o mais jovem. 


Como um menino, sorriso no rosto, olhos marejados, e alegria contagiante, a “Fortaleza Voadora” se emociona ao reencontrar a sua grande paixão: o Santos Futebol Clube. Sem nenhum tipo de fama e glamour, sua presença acaba passando despercebida pelos jornalistas que o rodeavam, em mais um treino coletivo da equipe alvinegra no CT Rei Pelé.

Dos 87 anos de vida, nasceu em 29/11/1924, mais de 60 são dedicados ao Alvinegro. A história de amor e serviço à equipe santista mexem com o sentimento de Leonídio França, ex-goleiro do Peixe na época de 40, e jogador mais velho do clube ainda vivo.

-Apesar de conciliar outro emprego, e tratar o futebol como um hobby, logo quando cheguei, aos 17 anos, vindo de um clube da várzea, me apaixonei. Foi nele que joguei por toda a minha carreira, e construí uma história de amor – disse.

As mesmas escadas de acesso ao campo por
onde hoje sobem Neymar, Ganso e Cia, em outra
 época subiram Leonídio, Odair Titica e
 Alfredo Ramos 



Afastado do dia-a-dia do Peixe desde 1978, quando foi diretor de futebol dos Meninos da Vila, e um dos propulsores da nova geração santista, Leonídio emocionou-se ao adentrar no CT Rei Pelé para um encontro muito especial. Um encontro de gerações. O sorriso no rosto ao encontrar Felipe Anderson, de 18 anos, o mais jovem Menino da Vila do elenco atual, denunciava a felicidade do ex-goleiro.

O encontro promovido pelo LANCENET! registrou o passado, nem tão distante, e um futuro promissor. Regados a boas risadas, e um gostoso bate-papo, os eternos meninos se entrosaram rapidamente e conversaram sobre o clube.

Após ouvir conselhos do “novo” parça, Felipe Anderson, que é uma das principais apostas do Peixe, também promete fazer historia no clube, e para isso, vai se espelhar em quem tem uma longa e marcante história com a camisa santista.

– Muita gente se pergunta: como aparece tanta gente boa aqui no Santos? A gente só tem que reverenciar esse pessoal da antiga, como o Leonídio, que deu o pontapé vitorioso no Santos. Quero fazer história também – disse Felipe, valorizando o encontro de gerações.


Como foi seu começo de carreira no Santos?
Fiz um contrato de três mil cruzeiros, tinha uma grande amizade com o Athiê (ex-presidente) e ele me buscou no futebol de várzea pelo clube Praticagem, de Santos, aos 17 anos. Apostou em mim, mesmo sabendo que eu trabalhava nas Docas. Eu recebia regalias, não viajava, não concentrava, e mesmo assim era sempre o titular, era o melhor goleiro.

Mas não atuou muito, né?
Cheguei ao Santos com 16 anos e joguei até os 27. Atuei em 64 partidas. Se não tivesse me machucado, teria atuado bem mais. Minha lesão mais grave foi quando um jogador chutou meu braço e quebrei. Jogava cheio de faixas, ninguém sabia, mas uma hora parei senão meu braço iria cair.

Como era a preparação e como mantém o físico até hoje?
De vez em quando, dou uma caminhada na praia para desenferrujar, né? (risos). E o meu preparo físico da época me ajuda até hoje. Apesar de fazer trabalho separado dos demais, me esforçava muito, ninguém entendia como treinava pouco e era titular. Mas hoje posso envelhecer com saúde.

Leonídio posando ao lado de sua foto no
camarote que leva seu nome na Vila Belmiro

GARIMPO DOS 'MENINOS DA VILA DE 78'

O ex-goleiro santista Leonídio foi um dos grandes responsáveis pelo surgimento dos ídolos santistas Pitta, Juary, Nilton Batata, que mais tarde seriam denominados como “Meninos da Vila”, de 1978.

Na época, Leonídio atuava como o diretor de futebol da equipe alvinegra, que era comandada pelo então treinador Formiga, que teve um papel fundamental no título do Campeonato Paulista naquela temporada.

– Toda a garotada daquela época fui eu que garimpei para a equipe maravilhosa, que acabou sendo comandada pelo Formiga, ex-treinador do Santos. Nós tínhamos “as manhãs esportivas” em alguns bairros de Santos, onde eram realizados grandes jogos com os meninos da época. Dali que conseguimos garimpar alguns jogadores e fizemos um ótimo time. Fiquei por um ano, e conseguimos conquistar o Campeonato Paulista.

Saí dessa função porque já estava cansado, mas foi uma época muito gostosa – afirmou.Após a conquista e a troca da diretoria do Santos, Leonídio acabou se afastando do dia-a-dia da equipe, mas permaneceu acompanhando os jogos do Peixe na Vila Belmiro.
(Fonte texto: Lancenet.com)

Nenhum comentário: